Em marcha até a sede da Doux Frangosul, em Montenegro (RS), cerca de 60 produtores alegaram acumular até três meses sem receber pelo aluguel de seus aviários.
Segundo o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura, Sérgio de Miranda, os atrasos começaram no final de 2008, como efeito da crise global. Em dezembro passado, conforme o relato de Miranda, a empresa teria regularizado os pagamentos, mas voltou a atrasar em janeiro e fevereiro.
? Não sabemos exatamente qual é o valor devido, mas não é pouca coisa, são milhões de reais ? estimou Miranda.
Na porta da empresa, dois representantes da Doux Frangosul receberam o manifesto. Por meio da assessoria de imprensa, a Doux Frangosul informou que um novo calendário de pagamentos será apresentado dia 22 e que alguns valores já começaram a ser acertados.
Segundo Romeu Krog, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Montenegro, gira em torno de R$ 500 mil o valor diário destinado ao pagamento dos produtores. Krog considerou o protesto “desnecessário” e disse que as negociações são feitas dentro das condições da empresa.
? Os sindicatos estão em negociação. Alguns produtores estão mais alterados, achando que isso se resolve de uma hora para outra. A empresa diz que está se recuperando da crise mundial e que vai dar uma resposta positiva no dia 22.