A partir de 2008, a buva passou a preocupar os produtores. A erva daninha, que antes era considerada de fácil controle, ganhou resistência aos produtos aplicados de forma contínua. A Embrapa calcula que a praga pode causar prejuízos de até 50%, entre aumento do custo com controle e perda de produção
Segundo a Embrapa Soja, a buva está presente em toda a região Sul do Brasil. Foram registrados casos do problema em uma região geográfica que se estende por, mais ou menos, três milhões de hectares. Mas, também já há casos isolados de buva em lavouras de São Paulo e no Centro-Oeste do país. E os produtores continuam em busca de uma forma de controle da erva daninha.
Institutos de pesquisa e a indústria química estão apresentando alternativas de combate a esta invasora. A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec), com sede em Cascavel, desenvolveu uma variedade de soja resistente aos herbicidas do grupo das sulfoniluréias, que é diferente do glifosato. São três variedades convencionais e três geneticamente modificadas.