Programa vai capacitar pescadores na zona portuária do Rio

Cursos fazem parte de parceria do governo com empresa privada de operações portuáriasCerca de 500 pescadores e suas famílias do entorno da Baía de Sepetiba, na região metropolitana do Rio de Janeiro, vão poder participar de um programa de capacitação e qualificação profissional nas áreas de mecânica de motores, técnica em eletricidade, educação ambiental e outras atividades relacionadas ao reparo das embarcações.

Os cursos serão patrocinados pela Secretaria de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro numa parceria com a empresa LLX Sudeste Operações Portuárias. O convênio prevê também o monitoramento das atividades de pesca nos municípios localizados na Baía de Sepetiba.

O secretário de Agricultura, Chistino Áureo, explicou que a parceria entre o poder público e a iniciativa privada não inédita e vem rendendo frutos para a zona portuária da cidade.

? Este acordo é mais uma parceria que estabelecemos com o grupo EBX, com o qual estamos implantando o projeto Arca ? Arte Culinária e Agricultura Sustentável, na zona portuária do Rio de Janeiro. Inspirado nas melhores escolas de gastronomia da Europa, o Arca vai formar, em três anos, especialistas em culinária, bebidas, serviços e materiais usados na alimentação, com a mais inovadora tecnologia ? disse.

As aulas terão início no fim deste mês e os cursos de capacitação para os pescadores serão realizados em Itaguaí. Paralelamente, serão ministradas palestras criando assim mais um canal de comunicação entre o governo do Estado e o setor pesqueiro.