Indústria automotiva quer ficar de fora de retaliação aos EUA

Representantes do setor se reuniram com Stephanes para discutir o assuntoA indústria automotiva quer evitar que a importação de autopeças e automóveis seja incluída na lista de retaliação contra os Estados Unidos. Representantes do setor se reuniram nesta sexta, dia 19, com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, para discutir o assunto.

O ministro Reinhold Stephanes considerou o pedido legítimo, já que o setor de veículos tem interesse em manter boas relações com os Estados Unidos. O Brasil é um dos maiores produtores de automóveis compactos do mundo, produto que desperta cada vez mais interesse do mercado norte-americano. Por isso, as montadoras querem garantir que não vão ser prejudicadas no processo de retaliação. Nesta segunda, dia 22, técnicos do governo vão se reunir para definir a lista de produtos que devem ter aumento nas tarifas de importação. Porém, o governo ainda não descarta um possível entendimento com os Estados Unidos.

? Em um eventual entendimento, gostaria muito que fosse beneficiada da pesquisa, com enfoque na Embrapa. De qualquer forma, uma retaliação acaba prevenindo problemas futuros que a agricultura poderia ter ? diz Stephanes.