O produtor rural Luiz Pereira de Souza cria gado de leite, frango caipira e também produz frutas, hortaliças e grãos. Por ano, ele colhe em média 200 sacos de milho verde; 120 quilos de uva; além de 200 caixas de tangerina e outras vinte de banana. Tudo em uma área de pouco mais de um hectare.
Na propriedade de Souza, todo o espaço é aproveitado. Nos canteiros, entre as árvores de tangerina e as bananeiras, ele planta mandioca, feijão e milho.
? A gente chega a colher três, quatro safras de milho por ano aqui nesse consórcio. Esse que a gente está colhendo, além da alimentação, vai para a feira. A produção da alimentação fica de graça e sobra alguma coisa. O excedente, que não sai nem na feira nem aqui, vai para os animais ? diz o produtor rural.
A técnica, conhecida como cultivo em consórcio, chamou a atenção do pesquisador Túlio Graciolli, da Embrapa, que estuda o plantio de frutas do Cerrado combinado com arroz e hortaliças. Para colher o ano inteiro, ele inovou com um sistema de irrigação. O resultado surpreendeu: a capacidade de produção em um hectare quase dobrou.
? As possibilidades de combinação dos componentes do consórcio são muito grandes. Cabe ao produtor ter critério, bom senso, boa assistência técnica para lhe ajudar nas tomadas de decisão e conseguir fazer cultivos que sejam indicados dentro da aptidão climática da região ? explica Graciolli.