Área demonstrativa de Campo Verde começa a ser colhida

Formação de nuvens carregadas e previsão de chuva para o fim de semana serviram de alerta e anteciparam o início dos trabalhosA área demonstrativa de Campo Verde (MT), que integra o projeto Lavouras do Brasil, começou a ser colhida nesta quarta, dia 24. A plantação de Mato Grosso é a segunda unidade do projeto que inicia a colheita esta semana. Nesta segunda, 22, foi colhida a área de Rio Verde, em Goiás.

A formação de nuvens carregadas e a previsão de chuva para o fim de semana serviram de alerta e anteciparam o início da colheita da lavoura mato-grossense de 25 hectares.

? A lavoura já estava no ponto para ser colhida. Diante da previsão de chuva para todo o fim de semana, foi melhor antecipar para evitar riscos ? disse o engenheiro agrônomo Rafael Feltrin.

Antes de ir para o campo, atenção total à colheitadeira, já que a regulagem bem feita do equipamento reduz a margem de perdas durante o trabalho. Com tudo pronto e a umidade dos grãos em aproximadamente 14%, foi dado o sinal verde para o momento mais aguardado: e a máquina começa a cortar a lavoura. A cada passada, a colheitadeira retira da área o resultado de mais de 120 dias de dedicação e aumenta as previsões otimistas com relação ao desempenho da plantação.

O número ainda não é oficial, mas a estimativa é de que a produtividade média da lavoura fique em torno de 60 sacas por hectare. O índice supera em 20% a média registrada na região na última safra, que segundo o Imea foi de 50 sacas por hectare.

? Durante todo o desenvolvimento das plantas, a lavoura foi acompanhada. De acordo com a coleta de dados nos cinco pontos amostrais, chegaram à conclusão de que a média de 60 sacas por hectare é praticamente certa ? conta a professora e fitopatologista da Univag Andréia Machado.

Assim como aconteceu desde o preparo do solo para o plantio e durante todo o desenvolvimento das plantas, o início da colheita também foi registrado pela câmera do Canal Rural instalada na fazenda, que acompanhou em tempo real o dia a dia da plantação. Quem também observou de perto os trabalhos foi Piercarlo Desordi, um dos estagiários do projeto. Filho de produtor rural, ele sabe que, mesmo quando a colheita da área for concluída, as atividades ainda não estarão encerradas.

? Quando a colheita for concluída, ainda será feito o acompanhamento dos resultados finais, com pesagem, classificação e armazenamento destes grãos ? explica Desordi.

? A maioria dos estagiários já tinha certa experiência por ser filho de produtor, o que acabou ajudando muito no desenvolvimento da lavoura ? comenta Andréia.

A colheita da lavoura de Campo Verde deve ser finalizada na próxima sexta, dia 26, quando será realizado um Dia de Campo para a apresentação de todas as informações sobre a plantação.