Museu do Café faz homenagem às mulheres

Mostra fotográfica Mulheres do Café foi aberta neste domingo e vai até o dia 28 deste mêsO Dia Internacional da Mulher vai ser comemorado durante todo o mês de março em uma das cidades mais importantes para a economia do agronegócio brasileiro. Santos, a cidade portuária do Estado de São Paulo, está abrigando uma exposição que valoriza o trabalho e as mulheres envolvidas na produção de café desde os tempos áureos da atividade até os dias atuais.

A gerente de exportação Evelyse Lopes é executiva no mercado de café. Começou como secretária há mais de 20 anos e atualmente tem um cargo de destaque em uma das maiores cooperativas de café do mundo, liderando 22 pessoas, a maioria homens.
Evelyse trabalha nove horas por dia e, como muitas mulheres, divide o tempo com a casa e a família. E mais agora: ela vai representar nos próximos dias outras tantas mulheres que trabalham no mesmo segmento que ela.

? Fico feliz em representar este segmento dentro do café, que é um segmento que eu já to há muitos anos, há 25 anos, sempre dentro da mesma empresa. Cresci aqui dentro, não só como profissional, mas como pessoa e esse momento pra mim é um momento muito especial ? diz.

Nos próximos vinte dias, a história de Evelyse e de pelo menos outras 30 mulheres que trabalham em atividades relacionadas à produção do grão vai ser retratada em uma exposição fotográfica no Museu do Café. É uma Homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

O local é surpreendente, um ponto turístico de Santos. O prédio da antiga Bolsa de Café tem quase 90 anos. A arquitetura é eclética com influência romana e francesa. Além de museu, o lugar é próprio para exposições e mostras fotográficas.

? O que é interessante é que esta mostra não vai ter só fotografias que sejam das mulheres que exercem hoje esta atividade, mas as que já exerceram em outras épocas. E aí a gente vai poder notar, por exemplo, a evolução do papel das mulheres nesta atividade ? explica a diretora técnica do museu, Clara Versiani.

Algumas fotos são do acervo local, outras de fotógrafos como Marcos Piffer, que tem 21 anos de profissão e que se diz agora encantado com o que viu e registrou no campo.

? No plantio, a grande maioria dos trabalhadores são mulheres. Existe uma mística de que elas são mais cuidadosas, mais delicadas no trato com a muda, na colocação no chão. Então ali a grande maioria é composta por mulheres ? declara Piffer.

Durante seis anos, o fotógrafo percorreu as principais regiões produtoras de café do Brasil e fez centenas de fotos.

A mostra fotográfica Mulheres do Café, foi aberta neste domingo, dia 7, e vai até o dia 28 deste mês no espaço Cafeteria do Museu, em Santos. A entrada é franca.