Missão europeia visita frigorífico no sul do RS

Grupo pretende vistoriar o sistema de rastreamento da produção de carne bovina exportada para UEO tour de três técnicos da União Europeia pelo Rio Grande do Sul se iniciou nessa segunda, dia 08, em um frigorífico de Capão do Leão, sul do Estado, e segue nesta terça na Fazenda Coxilha Bonita, em Cachoeira do Sul. Uma visita blindada.

Desde domingo em solo gaúcho, o trio faz parte do grupo de seis especialistas que desembarcou na última terça, 2, em Brasília para vistoriar o sistema de rastreamento da produção de carne bovina exportada para a União Europeia. Divididos em dois times, os técnicos inspecionam até o dia 15 propriedades e frigoríficos em cinco Estados: Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

A pedido dos estrangeiros, o Ministério da Agricultura não informou o itinerário pelo país. Entrevistas foram negadas. No dia 15, haverá um pronunciamento oficial sobre as conclusões da vistoria. Se for positiva, aumenta a credibilidade da carne gaúcha no mercado externo.

Estiveram no frigorífico Marfrig em Capão do Leão (RS), das 8h às 19h30min, Agnes Kerti, da Hungria, Vasco Antunes, de Portugal, e Roger Schmit, de Luxemburgo. O grupo inspecionou instalações, técnicas de abate e sistema de rastreabilidade. Só propriedades habilitadas, com certificado, podem enviar carne bovina para as mesas dos europeus.

? Os técnicos são muito criteriosos, em especial nos documentos. Procuram confirmar que os animais informados são de fato os abatidos e exportados. Além disso, observam as condições sanitárias do processo ? explicou Roberto Schroeder, responsável pelo setor de rastreabilidade da superintendência do Ministério da Agricultura no Estado.

Schroeder acompanhou parte da vistoria em Capão do Leão, onde a missão teve atenção com quatro tipos de corte: contrafilé, filé mignon, coxão mole e alcatre.

? Foi um trabalho tranquilo, muito criterioso. O balanço do dia é positivo, não encontraram nenhum processo totalmente fora dos padrões. São pequenos ajustes ? disse Schroeder.

Reclusos dentro do frigorífico e com a imprensa proibida de acompanhar a visita, os europeus apareceram no pátio da unidade no final da tarde. À noite, uma van buscou o grupo, que viaja em voo fretado para Cachoeira do Sul. Para as 19h, está marcada a partida do Rio Grande do Sul. A comitiva deve seguir ? calada ? seus trabalhos em Minas Gerais.