Área de mais de dois mil hectares vira reserva natural no RS

Visitas guiadas devem começar no segundo semestre, com atividades de educação ambiental e ecoturismoUma área de 2,4 mil hectares com mata nativa virou reserva natural no sul do país. A unidade de conservação pertence a uma empresa de celulose e vai ser aberta para visitação pública.

É um paraíso ecológico banhado pela Lagoa dos Patos e pelo Guaíba, no Rio Grande do Sul. A reserva tem mata atlântica, dunas, praias e fica dentro da fazenda Barba Negra, em Barra do Ribeiro, a 78 quilômetros de Porto Alegre. É a maior propriedade da celulose rio-grandense, com 10,2 mil hectares. Pelo menos metade da área é coberta por eucaliptos. As visitas guiadas devem começar no segundo semestre com atividades de educação ambiental e ecoturismo.

O termo de criação da reserva particular do patrimônio natural foi assinado com o governo do Rio Grande do Sul. A governadora Yeda Crusius participou da cerimônia. O acordo vai garantir a preservação do ecossistema e faz parte do plano anual da empresa que até outubro deve plantar 17 mil hectares de eucaliptos no Estado.

Para transformar parte de uma propriedade particular em reserva do patrimônio natural, é necessário que a área tenha interesse ambiental. Se o pedido for aprovado pelo governo, o proprietário ganha isenção do Imposto Territorial Rural (ITR), e tem preferência na análise de pedidos de concessão de crédito agrícola.