Pesquisa de intenções de voto revela segundo turno com Dilma e Serra

Levantamento encomendado pela Confederação Nacional da Indústria foi realizado entre os dias 6 e 10 de março com duas mil pessoasO Ibope divulgou o resultado da pesquisa de intenções de votos para a Presidência da República este ano. A candidata do PT, Dilma Rousseff, alcançou número maior de eleitores do que na análise anterior. Mesmo assim, continua atrás de José Serra, do PSDB. Esta é a segunda pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria e foi realizada entre os dias 6 e 10 de março com duas mil pessoas.

O governador de São Paulo, José Serra, que tinha 38% da preferência na pesquisa de dezembro, está com 35% dos votos agora em março. Em segundo lugar está Dilma Rousseff, que teve um aumento de 13 pontos percentuais e tem 30% do eleitorado pesquisado.

Ciro Gomes, do PSB, tem 11% e a senadora Marina Silva, do PV, aparece com 6%. Além disso, 10% dos entrevistados afirmaram que votariam branco ou nulo com este cenário, e 8% não souberam responder.

Em outra situação, com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, no lugar de Serra, Dilma assume a liderança com 34% dos votos contra 21% de Ciro Gomes. Neves tem 13% e Marina, 8%. Brancos e nulos são 14% e o percentual de eleitores que não responderam foi de 9%.

A pesquisa simulou diversos cenários de segundo turno. Serra vence todos os possíveis concorrentes nas simulações apresentadas. O cenário mais disputado é entre ele e Dilma, quando ele aparece com 44% contra 39% de Dilma.

Com exceção de Serra, Dilma tem vantagem contra todos os outros adversários na simulação de segundo turno. Em uma eventual disputa com Ciro Gomes, ela teria 45% e ele, 29%.

Nesta quarta, dia 17, o presidente do PSDB, Sergio Guerra, anunciou oficialmente que José Serra vai ser lançado para presidência no dia 10 de abril. O evento vai ser em Brasília. Ele aproveitou o momento para dizer que o partido está otimista, mesmo com a redução da vantagem de Serra com relação a Dilma Rousseff. Ele também criticou o que chama de campanha antecipada do PT.