EUA abre consulta para importar carne suína de SC

Presidente da Abiceps diz que abertura do mercado norte-americano não deve representar aumento de exportaçõesO governo dos Estados Unidos colocou nesta sexta, dia 16, em consulta pública uma proposta de alteração nas normas que regulam a importação de carne para permitir que Santa Catarina, possa exportar carne suína para o mercado norte-americano. A proposta de abertura de mercado vai receber comentários do público nos EUA por um prazo de 60 dias.

Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína. (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, a abertura do mercado norte-americano não deve representar aumento de exportações, mas representa uma importante chancela técnica da sanidade do Estado de Santa Catarina, que deve também trazer reflexos internacionais positivos.

Após a obtenção do Certificado de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação pela Organização Internacional de Saúde Animal, em maio de 2007, o Brasil solicitou a habilitação para diversos países, entre eles os Estados Unidos.