Todas as classificatórias têm as mesmas provas. O que diferencia o Bocal das outras é que esta é uma competição de inéditos: só podem participar animais que nunca disputaram antes o Freio de Ouro.
Para a edição 2010 do Bocal de Ouro, competiram cerca de 500 animais nas 15 Credenciadoras de Inéditos. Uma delas aconteceu na Argentina; uma em Santa Catarina; uma no Paraná e as demais em 12 municípios diferentes do Rio Grande do Sul.
Em relação ao ciclo anterior houve um incremento de quatro Credenciadoras de Inéditos para a edição 2010. A expectativa da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo é que participem do Bocal 48 machos e 48 fêmeas. O volume de animais levou a ABCCC a apontar dois trios de jurados: Christina Canto de Freitas, José Francisco Pereira de Moura e Manuel Luis Benevenga Sarmento (fêmeas); Cássio Souza Bonotto; Francisco Kessler Fleck e Mario Móglia Suñé (machos).
O próximo compromisso, pós Bocal, do ciclo Freio de Ouro 2010 será em Montevidéu, Uruguai, com a Classificatória da Região 07 A, no início de maio, quando a Sociedade de Criadores de Cavalos Crioulos do Uruguai realizará a sua Expo Outonal e a final do Campeonato de Paleteada.
O calendário retorna ao Brasil no dia 20 de maio, com a Classificatória da Região 01, em Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Oito Credenciadoras habilitaram animais para esta Classificatória.