Conab fará leilões semanais para safra de milho, diz ministro da Agricultura

Oferta semanal deve ser de um milhão de toneladas, sendo que metade será para Mato GrossoO ministro da Agricultura, Wagner Rossi, afirmou que o governo fará leilões semanais para ajudar no escoamento da safra de milho. A oferta semanal nos leilões deve ser de um milhão de toneladas, sendo que metade será para Mato Grosso, onde problemas de armazenagem e as dificuldades para escoamento da safra são mais latentes. O ministro disse, ainda, que os leilões podem ser feitos por um período de 10 ou 12 semanas.

O mecanismo para apoiar a comercialização será Prêmio de Escoamento do Produto (PEP). A retomada dos leilões de apoio à comercialização foi autorizada com a publicação, ontem, de uma portaria interministerial para tratar do assunto.

Rossi disse que o primeiro leilão de milho deve ser realizado na semana que vem, mas técnicos do governo acreditam que não será possível realizar a primeira oferta na próxima semana. Isso porque, explicam, os editais devem ser publicados com antecedência de cinco dias úteis antes da data do leilão. Ou seja, para ser realizado no dia 21 de maio, por exemplo, o edital precisa estar pronto até sexta, 14.