O tipo de violência que mais incomoda quem vive no país ainda é a dos bandidos, apontada por 56% dos entrevistados. Para 23%, o pior tipo de violência é a familiar, seguida da violência no bairro, no trânsito e nas escolas.
Além da percepção da violência, o Pnud avaliou a relação entre os valores considerados importantes pelos brasileiros e a educação. Para 77% das pessoas, a família é mais importante para o desempenho dos estudantes do que a própria escola. O órgão defende que educar com coerência, desde pequeno, pode ser a solução para diminuir a violência – que já preocupa quase toda a população.
? Punir sério quando a ofensa é séria, punir pouco quando é pouca, ser consistente naquilo que você diz, não fazer algo diferente do que você fala, viver realmente pelos seus exemplos. ? explica o coordenador do Relatório de Desenvolvimento Humano Brasileiro, Flávio Comim.
É nessa fase, dos três aos seis anos de idade, que as crianças desenvolvem os principais valores – as características que vão guiar as atitudes delas para o resto da vida. E aí que está a importância da educação. Na escola, mas também, em casa.