Petroleum Group cancela ação promocional desenvolvida pela Unica nos EUA

Empresa americana alegou influências políticas para cancelamentoUma semana após aprovar o evento e menos de 24 horas depois de permitir que banners promocionais fossem exibidos em dois de seus postos de combustíveis, a Capital Petroleum Group, dona de postos de abastecimento da Shell e da Exxon na capital dos Estados Unidos, Washington, cancelou uma promoção marcada para essa terça, dia 24, e organizada pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). A proposta era oferecer aos clientes dos dois postos um desconto de US$0,54 por galão (3,78 litros) de gas

A promoção foi divulgada amplamente para os deputados e senadores americanos e suas equipes. Citando como motivo “influências políticas”, mas sem dar detalhes quanto à origem ou motivação de tais influências, a Capital Petroleum interrompeu a ação e providenciou a remoção dos banners informativos sobre a iniciativa desde sexta, dia 21. Vale frisar que a marca Esso, que pertence à Exxon, é administrada no Brasil pelo Grupo Cosan e não tem ligação com decisões tomadas nos Estados Unidos.

A ação da Unica foi organizada também em função do Memorial Day, feriado que ocorre na última segunda-feira de maio e marca o início oficial do verão no Hemisfério Norte. Tradicionalmente, os preços da gasolina são aumentados às vésperas do Memorial Day, por ser um dos feriados em que se registra o maior número de veículos nas estradas americanas.

? Livre mercado e liberdade de expressão são dois princípios fundamentais que fizeram dos EUA um líder global. É uma pena que esses valores não estejam sendo reconhecidos nesta situação ? observou o representante-chefe da Unica para a América do Norte, Joel Velasco.

Além de destacar a tarifa americana sobre o etanol importado, a ação também levaria esclarecimentos aos motoristas sobre os benefícios do etanol brasileiro de cana-de-açúcar.

A próxima ação nesta linha será realizada na cidade de Indianápolis, poucos dias antes do principal evento do automobilismo competitivo dos Estados Unidos e um dos principais do mundo: as 500 Milhas de Indianápolis.