Brasil e EUA voltarão a discutir contencioso do algodão em junho

Negociações entre os dois países tratam da criação de um fundo de pesquisa para a produção algodoeiraRepresentantes do Brasil e dos Estados Unidos voltarão a se encontrar no início do próximo mês para tratar de mais detalhes referentes ao contencioso do algodão, segundo o embaixador Evandro de Sampaio Didonet.

Conheça o projeto Caminhos do Algodão

? Haverá uma reunião em São Paulo no dia 1º e 2 de junho para dar seguimento ao assunto ? limitou-se a dizer durante entrevista coletiva.

? Esta é uma negociação em curso.

Recentemente, a Organização Mundial do Comércio (OMC) permitiu ao Brasil impor sanções sobre os Estados Unidos por conta de subsídios concedidos pelo governo norte-americano a seus produtores de algodão. Negociações entre os dois países tratam da criação de um fundo de pesquisa para a produção algodoeira no Brasil bancado pelos Estados Unidos. Os acordos iniciais preveem a soma de US$ 147 milhões que serão voltados ao desenvolvimento de pesquisa e aumento da competitividade da cadeia produtiva algodoeira.

? O algodão foi o primeiro grande caso em que o Brasil em desenvolvimento consegue permissão para retaliar um país desenvolvido ? comentou o secretário de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Welber Barral.

? É um caso histórico ? considerou.