Novo secretário de Defesa Agropecuária fala sobre desafios do cargo

Nesta quarta, um dia depois da posse, Francisco Sérgio Ferreira Jardim esteve no estúdio do Canal Rural em BrasíliaO Brasil deve ser livre de febre aftosa com vacinação ainda este ano. Este é um dos desafios do novo secretário de Defesa Agropecuária, Francisco Sérgio Ferreira Jardim. Nesta quarta, dia 26, um dia depois da posse, ele esteve no estúdio do Canal Rural em Brasília e falou ao vivo no Rural Notícias.

? Assumo este desafio com muita motivação e consciente da responsabilidade de dar continuidade a um trabalho que vinha sendo feito dentro do Ministério da Agricultura ? declarou Jardim.

Confira a íntegra da entrevista:

O secretário disse que a determinação do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, é de criar mecanismos mais modernos em relação à gestão.

? Trabalhamos forte com parcerias, descentralizando as ações, agilizando o processo e dando uma dinâmica diferente ao setor de produção.

Em relação à febre aftosa, Jardim disse que o ideal é que os Estados tenham área livre sem vacinação. Ele explicou que existe um processo muito adiantado com o Paraná e um acompanhamento técnico em cima disso. Segundo ele, há um trabalho para que o Estado exporte para os Estados Unidos.

O secretário também falou sobre o trabalho que está sendo feito para a abertura de outros mercados e sobre o setor de citrus, citando o convênio que o Ministério da Agricultura tem com o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus).

Jardim, que é braço direito do atual ministro da Agricultura, Wagner Rossi, foi delegado da superintendência do Ministério por 15 anos em São Paulo. O novo secretário é veterinário da casa há 38 anos.