Agricultores estão de olho em oportunidades na Copa e nas Olimpíadas do Brasil

Ideia é que produtos e serviços da agricultura familiar sejam ofertados em hotéis, bares, restaurantes e lojas de várias regiões do paísA Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil devem gerar novas oportunidades para a agricultura familiar. É por isso que o setor tem espaço reservado no Salão do Turismo, evento que começou nesta quarta, dia 26, em São Paulo.

Esta é a quinta edição do Salão do Turismo. São esperados este ano cem mil visitantes, gente que vem de todo o Brasil em busca de novidades. Um dos espaços que chama a atenção do público é um projeto lançado nesta quarta-feira: O Talentos do Brasil vai ter abrangência nacional e prevê a qualificação de 125 empreendimentos que trabalham com agroindústria, artesanato e turismo.

A ideia é que produtos e serviços da agricultura familiar sejam ofertados em hotéis, bares, restaurantes e lojas, de várias regiões do país. Trata-se de uma parceria entre os Ministérios do Turismo, do Desenvolvimento Agrário, o Sebrae, e a Agência de Cooperação Alemã.

Em cinco anos de evento, as vendas da agricultura familiar neste segmento avançaram. O resultado do pavilhão, que foi de R$ 130 mil em negócios no ano de 2005, foi aumentando e chegou a R$ 226 mil no ano passado. Para esta edição, os organizadores preferem não fazer estimativas. Mas o objetivo é fortalecer ainda mais esta relação entre agricultura e turismo.

A iniciativa deve ajudar produtoras como a Ângela Paes, além de mais vinte e quatro mulheres da cooperativa de artesãs Flor do Marajó, do Pará. Há quinze anos, elas fazem colares, brincos, chapéus e bolsas produzidas com a fibra do tururi, palmeira típica da região Norte do Brasil. Ela afirma que o projeto deve incentivar os negócios, mas admite que o agricultor familiar ainda enfrenta muitas dificuldades.