Cerca de 4,2 toneladas de tainha são capturadas em dois dias em Santa Catarina

Primeira grande pesca em Florianópolis aconteceu na quinta-feira, dia 3Apesar da demora, a tainha apareceu no Litoral catarinense. Entre quinta e sexta-feira, dia 4, foram capturadas cerca de 4,2 toneladas do peixe. O primeiro grande lanço em Florianópolis foi registrado na praia do Pântano do Sul, quando cerca de 700 tainhas ?mais de 1,5 mil quilos ? foram pescados.

Segundo o presidente da Federação dos Pescadores de Santa Catarina, Ivo da Silva, há uma expectativa boa para a próxima semana.

? Estamos ansiosos. Está esfriando, e os cardumes devem se encaminhar para cá ? diz.

Mas, apesar da visão otimista, o presidente do Sindicato dos Pescadores do Estado, Osvani Gonçalves, salienta que os pescadores já estão conscientes que a safra será fraca este ano.

? Esta será uma das piores safras dos últimos 20 anos. O retardo no começo da pesca e a grande quantidade de volume de chuva na Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, prejudicou bastante ? disse Osvani, em entrevista à rádio CBN/Diário.

A liberação da temporada da pesca da tainha em Santa Catarina começou oficialmente em 15 de maio. A demora da tainha pode estar relacionada ao clima. Tradicionalmente, elas chegam ao litoral quando começa o frio e torna-se comum os cardumes migrarem do Rio Grande do Sul.

Em 2009, cerca de 3,3 mil toneladas de tainha foram capturadas em Santa Catarina. Foi a quarta melhor safra nos últimos 10 anos.