O diretor do Departamento de Cana-de-açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Alexandre Strapasson, será mediador do painel PAC da Ciência – Ações em Biocombustíveis. Outros temas como a criação de marco regulatório, dinâmica e perspectivas do setor sucroenergético brasileiro para os próximos anos, fontes alternativas e a importância de investimentos em energias renováveis e seus desafios também serão discutidos no encontro.
? A cana-de-açúcar faz parte da história do nordeste brasileiro e a grandeza dessa cultura traz agora novas oportunidades de desenvolvimento ao país, como fonte de energia limpa e renovável ? ressalta o diretor do Mapa.
Strapasson adiciona, ainda, que o encontro tem o objetivo de reunir pesquisadores e outros profissionais para buscar soluções que fortaleçam o Brasil diante dos grandes desafios globais.
Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a previsão de produção total de cana-de-açúcar na safra 2010/2011 para a região Nordeste é de aproximadamente 65 milhões de toneladas. A área total ocupada pela cultura na região é de 1,12 milhões de hectares, com produtividade média prevista de 57,9 toneladas por hectare.