Redução de emissões por desmatamento é tema de curso em MT

Encontro também discutirá manejo sustentável das florestasAs principais Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuam em Mato Grosso realizam entre quinta e sexta, dias 17 e 18, em Cuiabá, um curso introdutório sobre o funcionamento do mecanismo de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD), por meio do qual será possível captar recursos externos para remunerar a manutenção da floresta em pé. O encontro também discutirá o papel da conservação, do manejo sustentável das florestas e da restauração dos estoques de carbono.

O evento é promovido pelo The Nature Conservancy (TNC) em parceria com a Conservação Internacional (CI), World Wide Fund for Nature (WWF), Agência Alemã de Cooperação Técnica (GTZ) e Instituto Centro de Vida (ICV ); e tem o apoio da Embaixada do Reino dos Países Baixos.

Segundo os organizadores, como Mato Grosso está em pleno processo de construção do programa estadual de REDD e do estabelecimento do marco legal sobre o tema, é fundamental “socializar informações e nivelar conhecimento entre atores locais, para garantir a efetividade e legitimidades das ações”.

O encontro será o primeiro após as entidades terem divulgado, na semana passada, um manifesto em que relatam a insatisfação com a morosidade dos avanços em diversos pontos da gestão ambiental da política ambiental do governo de Mato Grosso.

Um dos motivos da insatisfação dos ambientalistas é o baixo nível de adesão dos proprietários rurais ao programa MT Legal, que estabelece anistia para quem se comprometer a regularizar o passivo ambiental.