Projeto reúne mais de duas mil artesãs da agricultura familiar

Trabalho das profissionais já foi exposto em vários Estados e agora está em Brasília, na Feira Brasil Rural ContemporâneaProfissionalizar quem já tem habilidade é a proposta do Talentos do Brasil, um projeto que reúne em todo país mais de duas mil artesãs ligadas à agricultura familiar. O trabalho delas, que já foi exposto em vários Estados, desta vez está em Brasília, na Feira Brasil Rural Contemporâneo.

A artesã Maria de Lourdes Rodrigues vive do artesanato na zona rural do Maranhão. Para ela, profissionalizar a atividade foi uma conquista.

? A gente gastava para fazer o produto R$ 20 e vendia R$ 10, porque vendendo estava trabalhando. Hoje em dia a gente tem toda uma noção de como trabalhar, as horas trabalhadas, ficha técnica tudo a gente tem agora ? explica Maria de Lourdes.

A artesã é uma das integrantes do projeto Talentos do Brasil, que abrange 12 Estados. A iniciativa é pública e organizou as cooperativas de artesanato para que elas funcionassem como empresas.

? O mais importante é mostrar que as agricultoras familiares têm a capacidade de criar e empreender, de formalizar suas empresa e competir de igual para igual ? diz a coordenadora do Talentos do Brasil, Patrícia Guimarães.

A cada ano, uma nova coleção é lançada. Com a divulgação, os produtos do interior do país são vendidos para as lojas de mais de 400 diferentes marcas.

? Esse projeto vem inserindo esse produtos através da marca Talentos do Brasil e da Cooperúnica no mercado nacional e internacional, através de feiras e eventos ? acrescenta Patrícia.

Em 2010, o tema da nova coleção são os pássaros. Para a confecção das peças, cada artesã se inspirou nas aves típicas de sua região. É o resultado desse trabalho que está sendo apresentado em um desfile na capital federal.

Experiências como a do desfile despertaram a atenção internacional. Representantes do governo de El Salvador, na América Central, vieram para conhecer o trabalho brasileiro. Para Copa de 2014, no Brasil, a idéia é divulgar as peças decorativas nos hotéis.

? A gente fica feliz em ver o nosso produto saindo da nossa região, porque a gente vê os produtos na TV, na novela. A gente fica muito feliz ? conta a artesã Maria Joelma Silva.