Pesquisa mostra que consumidor atual prioriza experimentar novos produtos

Preço baixo deixou de ser o fator mais importante na hora de escolher os itens nos supermercadosGanhos de renda, inflação controlada e maior oferta de crédito começam a provocar mudanças nos critérios de consumo das famílias brasileiras nos últimos anos. Quase a metade dos domicílios na atualidade tem como prioridade experimentar novos itens (23%) e rapidamente se livrar da incumbência de abastecer a despensa (23%) ? são os chamados consumidores apressados. O grupo que só tem olhos para preço baixo e promoção responde atualmente por 18% das famílias, mostra uma pesquisa realizada pela Kant

? O consumidor não está voltado só para preço como antigamente. Hoje ele avalia a relação custo/benefício do produto. E, com mais folga no bolso, quer experimentar as novidades ? afirma Christine Pereira, diretora da Kantar Worldpanel e responsável pela pesquisa.

Dois anos atrás, a mesma pesquisa mostrava que havia um empate técnico. Isto é, tanto os consumidores focados em preço baixo como os experimentadores representavam 20% cada do total de famílias. Agora os experimentadores estão ganhando terreno em detrimento do grupo que só olha preço.

A enquete consulta semanalmente 8,2 mil lares em todo o país para traçar o perfil de compras de alimentos, bebidas e artigos de higiene pessoal e limpeza doméstica. Ao todo são mais de cem categorias de produtos.