Agricultura orgânica prospera no sul do Piauí

Iniciativa envolve 200 agricultores em 30 unidades agroecológicas no município de Padre MarcosA agricultora Francisca Maria de Carvalho, do município de Padre Marcos, no sul do Piauí, afirma que a vinda da horta foi uma benção. Ela é atendida pelo Projeto Produção Agroecológica Integrada Sustentável (Pais), uma iniciativa do Sebrae no Piauí em parceria com o Ministério da Integração Nacional, Fundação Banco do Brasil e prefeituras municipais.

A agricultora comercializa o cheiro verde, formado pelo coentro e cebolinha. Cada molho de cheiro verde custa R$ 1.

? Em média, vendo por semana R$ 50. Um valor que antes eu não tinha. Com as hortas, posso comprar produtos para minha família ? explica.

Na região de Padre Marcos foram implantadas 30 unidades de Pais, que beneficiam 200 agricultores. Cada unidade possui uma área de 2,5 mil metros quadrados, onde são plantadas hortaliças como coentro, cebolinha, alface, pimentão e pimenta; leguminosas como beterraba, cenoura, macaxeira, abóbora; e frutas como maracujá, banana e goiaba.

As frutas compõem o que é chamado de quintal agroecológico, que tem a finalidade de complementar a alimentação da família e gerar renda. O quintal também pode produzir grãos e outras culturas. Tudo é feito sem o uso de agrotóxicos e com conceitos de agricultura orgânica, sem agressão ao meio ambiente.

? É surpreendente, porque já temos dois anos de funcionamento do projeto e encontramos a mesma motivação e a conscientização de que realmente o produto orgânico é um diferencial na alimentação e no mercado, porque agrega valor. Os agricultores estão bastante conscientes da importância do orgânico para o desenvolvimento do projeto ? afirma o gestor do Projeto Pais pelo Sebrae-PI, Robson Antônio Alves dos Santos.