A Comissão de Ética Pública da Presidência da República informou nesta terça-feira, 20, que o colegiado decidiu abrir processo em relação aos ex-ministros da Agricultura Antônio Andrade e Neri Geller em razão de suposto envolvimento em fatos apurados pela Operação Capitu , em 9 de novembro.
O colegiado também avaliou casos de conflito de interesses e decidiu sobre a necessidade de pessoas que ocupam cargos públicos cumprirem período de quarentena após exoneração.
A Operação Capitu é um um desdobramento da Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Na época, foram cumpridos 63 mandados judiciais de busca e apreensão e 19 mandados de prisão temporária, todos expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Foram mobilizados 310 policiais federais em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Paraíba e Distrito Federal.
As investigações apuram supostos pagamentos a servidores públicos e agentes políticos que atuavam direta ou indiretamente no Ministério da Agricultura entre 2014 e 2015.
STJ concede habeas corpus para ex-ministro da Agricultura Neri Geller