Plataforma África-Brasil de Inovação Tecnológica recebe inscrições até 15 de julho

Embrapa e Fórum para Pesquisa Agropecuária na África lideram o trabalho de integraçãoInstrumento voltado ao desenvolvimento de projetos de cooperação entre instituições brasileiras e africanas do setor agropecuário, a Plataforma África-Brasil de Inovação Tecnológica recebe até 15 de julho inscrições de pré-propostas. Os projetos serão analisados durante os meses de agosto e setembro. A plataforma já conta com US$ 3 milhões de organizações internacionais para um período de três anos.

Inovação e desenvolvimento da agricultura no continente africano estão no centro da parceria, liderada pela Embrapa e pelo Fórum para Pesquisa Agropecuária na África (Fara, em inglês).

? Esperamos que a Plataforma África-Brasil contribua para o cumprimento das Metas de Desenvolvimento do Milênio da ONU, especialmente as relacionadas à redução da fome e da pobreza ? diz Paulo Duarte, responsável pela região na Secretaria de Relações Internacionais da empresa brasileira.

No site www.africa-brazil.org, pesquisadores de diversas instituições do setor no continente africano têm a oportunidade de descrever o que consideram prioridade. Os estudiosos da Embrapa também podem se inscrever na página. Entre as temáticas determinadas na parceria aparecem tecnologias para o incremento da produtividade, medidas para o melhoramento no manejo de recursos naturais, além de propostas para o fortalecimento de políticas, instituições e mercados.

A plataforma é parte das ações do Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, lançado em maio pelo presidente Lula e pela diretora-executiva do Programa Mundial de Alimentação da ONU, Josette Sheeran. O Ministério das Relações Exteriores, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), apoia a medida, além de organizações internacionais como o Banco Mundial (Bird)  o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e o Departamento para o Desenvolvimento Internacional.