A grande movimentação nos corredores do Congresso em nada lembrava uma típica segunda-feira. Produtores rurais chegaram de diversos Estados na tentativa de pressionar os deputados a votarem mudanças na legislação ambiental.
? Os produtores rurais do Brasil estão preocupados com a segurança da sua atividade. Não podemos trabalhar sob uma legislação hoje, daqui a cinco anos outra e daqui a 15 anos outra. Aí nós estaremos sempre caindo em uma certa ilegalidade ? disse o agricultor Vítor Simão, de Cristalina (GO).
Sem poder entrar no Plenário, porque estava lotado, centenas de agricultores se acomodaram em salas bem perto do local de audiência. Eles acompanharam todo o debate pelos telões.
O presidente do Sindicato Rural de Cerejeiras, Airton Gomes, veio de Rondônia. De ônibus, percorreu mais de dois mil quilômetros até Brasília.
? Nós estamos de acordo com o relatório dele, que contempla a classe produtora e ambientalista. Estamos de acordo que seja aprovado como está ? disse Gomes.
Para os pequenos produtores de Minas Gerais, o Congresso não deve mais adiar as definições.
? Isso já está passando da hora, o momento é agora estamos aqui para cuidar, para que o Congresso faça isso o mais rápido possível ? disse o diretor regional da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais (Fetae-MG), José dos Reis.