Safra de soja 2010/11 pode crescer até 5% ante safra anterior, diz Abiove

Presidente da entidade esteve reunido Grupo de Trabalho do grão para discutir os resultados do terceiro ano de Monitoramento da Moratória da oleaginosaA produção brasileira de soja na safra 2010/11, em fase de preparo, deve alcançar cerca de 71 milhões de toneladas, representando aumento de 3% a 5% em comparação com o período anterior. A projeção é do presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Carlo Lovatelli, que esteve reunido nesta quinta, dia 8, em São Paulo com Grupo de Trabalho da Soja (GTS) para discutir os resultados do terceiro ano de Monitoramento da Moratória da oleaginosa.

De acordo com Lovatelli, a produção deve aumentar com ganho em área, especialmente em Mato Grosso, cujos agricultores podem transferir áreas de pastagem para o plantio da soja. Além disso, espera-se melhora nos níveis de produtividade das lavouras.

Lovatelli explicou que, mesmo depois do crescimento expressivo da safra de soja dos três principais países produtores (Brasil, Argentina e Estados Unidos) esperava-se que houvesse um desempenho negativo dos preços.

? No entanto, a demanda pela oleaginosa, em particular pela China, sustenta as cotações ? disse ele.

Além disso, o presidente da Abiove observou que os dados sobre a qualidade de parte da safra de soja norte-americana contribui para manter os preços sustentados. As condições das lavouras nos EUA apresentaram uma leve piora. Há três semanas, 77% das lavouras apresentavam condição de excelente a boa. Nesta semana, o índice teria caído para 66%.

? Isso deu uma puxada nos preços ? comentou Lovatelli.