Andef projeta crescimento de até 5% na receita de janeiro a abril

Números ainda estão sendo fechadosA indústria de defensivos agrícolas deve fechar os primeiros quatro meses do ano com um crescimento de até 5% na receita em relação ao mesmo período no ano passado. A projeção é do diretor executivo da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Eduardo Daher. Os números ainda estão sendo fechados.

O executivo afirma que 2010 é um ano de recuperação, já que, em 2009, o resultado foi muito prejudicado pela crise financeira mundial. Em estimativa preliminar, a Andef calcula que no ano todo, o faturamento deve ser até 7% maior em relação ao ano passado. Se essa previsão se confirmar, seria um retorno aos níveis de 2007, considerado um ano de recordes no setor.

? É uma retomada de números importantes que nos indicam a retomada de um nível tão importante quanto foi o de 2007. Parte dessa justificativa passa pro ser um ano político onde há uma disponibilidade de crédito maior para o agronegócio brasileiro ? disse Daher.

O diretor-executivo da Andef comentou também a decisão do governo brasileiro de vetar a venda do defensivo endosulfan a partir de 31 de julho de 2013. Usado em culturas como café e cana-de-açúcar, o produto já era proibido em mais de 40 países e estava em uma lista de reavaliação das autoridades brasileiras.

? Ela é extremamente eficaz no controle da broca-do-café. Como vocês sabem, o café é muito importante para o país e, como não há na forma registrada nem conhecida no país um substituto à altura, ele permanece vigente até 2013, sobretudo com esse foco de não prejudicar a cultura do café, mas com seu controle restrito e com cuidado muito grande na sua aplicação ? completou Eduardo Daher.