De acordo com o comunicado divulgado pela empresa, o frigorífico Guarani é um dos líderes do setor no Paraguai e é o único do ramo a ter certificação ISO 9001. Possui uma unidade industrial em Assunção, capital paraguaia, com capacidade de abate de cerca de 500 mil cabeças por dia, o equivalente a 10% do abate total do país.
Participante do Congresso Internacional da Feicorte, em São Paulo, o diretor do Frigorífico Independência, Miguel Graziano Russo, explicou o interesse da empresa no mercado paraguaio.
– É um mercado promissor, vem se organizando bastante, o rebanho paraguaio tem melhorado muito em qualidade e sanidade. Nós acreditamos que o Paraguai terá acesso a mercados, estará integrado e é um player importante do Mercosul e nós, como industria queremos estar presentes.
A aquisição do Guarani marca o início da atuação internacional do Frogorífico Independência. Informação divulgada pela companhia brasileira e que chama a atenção é o fato do produto paraguaio estar liberado no Chile, um importante importador que, atualmente, não importa do Brasil. O Paraguai tem aproximadamente 11 milhões de cabeças de gado e atualmente tem o status de país livre de febre aftosa.