Expointer 2010 terá quase 10% menos animais do que última edição

Até agora, 33ª edição da feira tem cerca de 5,5 mil animais inscritosO secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, Gilmar Tietböhl, apresentou nesta terça, dia 20, a contabilização dos primeiros animais inscritos para a Expointer 2010. O secretário esteve acompanhado pelo diretor do Departamento de Produção Animal (DPA), Cláudio Dagoberto Bueno, e pelo chefe do Serviços de Exposições e Feiras, José Arthur Martins.

Para este ano, a feira contará com 151 raças de ovinos, bovinos, bubalinos, bovinos de leite, equinos, suínos, caprinos e pequenos animais. Entre as três espécies que terão maior quantidade de exemplares presentes estão a dos pequenos animais, com 1749, dos equinos, com 1182, e dos bovinos e bubalinos, com 1101.

Comparada à edição anterior, a 33ª Expointer está com cerca de 9% a menos de animais inscritos ? em 2009 foram 6137 – por decorrência das novas normas para o acondicionamento dos pequenos animais. A partir de 2010, será permitido apenas um animal por gaiola. O total dos exemplares rústicos ainda não foi somado, pois as inscrições vão até o dia 6 de agosto.

Algumas novidades estão confirmadas, como o retorno de dois ovinos da raça Bergamacia Brasileira e 71 bovinos de leite da raça Gir Leiteiro. Dos zebuínos, a raça Guzerá apresenta um aumento de participação, se comparado com 2009, de 216%, e os equinos Mangalarga Marchador que terão 42 animais a mais que na última edição da mostra.