O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse em sua conta no Twitter que o governo federal dará atenção à “logística do escoamento da safra de grãos de Mato Grosso até o porto de Miritituba”, no Pará.
Ele mencionou a conclusão das obras de asfaltamento da BR-163, que liga Cuiabá, em Mato Grosso, a Santarém, no Pará, que será prioridade, e a construção da Ferrogrão, ferrovia que deve ligar Sinop (MT) ao porto de Miritituba.
A logística do escoamento da safra de grãos do Mato Grosso até o porto de Miritituba (PA) representa um gargalo de infraestrutura do país e terá nossa atenção a curto (Operação Radar), médio (conclusão da BR-163) e longo prazo (Ferrogrão). pic.twitter.com/vIkxdepwa1
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) 9 de janeiro de 2019
O ministro não mencionou datas. Freitas informou ter pedido ajuda aos ministros da Agricultura, Tereza Cristina, e da Defesa, general Azevedo e Silva, para a realização da “Operação Radar”. Ela “tem ajudado caminhoneiros neste período de chuvas”, destacou.
A BR-163/Pará e o escoamento da safra pelo eixo norte é prioridade do @MInfraestrutura. Pedi aos colegas ministros @TerezaCrisMS (Agricultura) e Azevedo e Silva (Defesa) para trabalharmos integrados na Operação Radar (Safra), que tem ajudado caminhoneiros neste período de chuvas pic.twitter.com/GPhiIw7eYJ
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) 9 de janeiro de 2019
Trecho crítico da BR-163 será leiloado para a iniciativa privada