Chuvas devem impedir embarque de açúcar nos portos até sexta

Em Santos, as precipitações registradas nesta quarta e quinta-feira podem atingir 17 mm por diaOs embarques de açúcar nos portos de Santos e Paranaguá, localizados no litoral paulista e paranaense respectivamente, devem se normalizar apenas a partir de sábado, dia 7. Segundo previsão climática da Somar Meteorologia, as chuvas devem continuar até sexta, 6, nestas regiões, impedindo o embarque de açúcar, atrasando ainda mais os embarques do produto. Em Santos, as chuvas registradas nesta quarta, dia 4, e quinta, 5, podem atingir 17 mm por dia.

A previsão da Somar revela que nos próximos cinco dias, chuvas devem ocorrer nos Estados de Santa Catarina, Paraná, além do sul e leste de São Paulo e sul de Minas Gerais.

? A partir da próxima semana, contudo, teremos entre 15 e 20 dias sem chuvas nestas regiões, o que ajudará o embarque nos portos e também vai permitir o bom andamento da colheita ? informa o engenheiro agrônomo da Somar, Marco Antonio dos Santos.

Nos últimos quinze dias, as chuvas que caíram nas regiões produtoras de cana de São Paulo e Minas Gerais prejudicaram o andamento da colheita. No litoral, as chuvas paralisaram o embarque de açúcar nos portos. Atualmente, cerca de 50 navios encontram-se ao largo na barra de Santos na expectativa de uma vaga para embarcar açúcar. Nos próximos dias, são esperados um total de 110 navios em busca de açúcar.