Citricultores ainda têm dúvidas sobre a inclusão da atividade no Proagro

Regras foram aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional há cerca de quinze diasCitricultores passam a contar com um seguro subsidiado para se proteger contra pragas e problemas climáticos. A atividade foi incluída no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). As regras foram aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional há cerca de quinze dias, mas muitos produtores ainda não sabem como funciona o seguro.

As árvores que hoje estão cobertas de frutos nem sempre foram assim. Ragas e fenômenos naturais já interferiram, diversas vezes, no bom desenvolvimento da laranja.

Há 50 anos, a produção de Jiancarlo Carmona é dedicada à citricultura. Nestas cinco décadas, já foram contabilizadas mais de oito perdas parciais. Em 1999, o prejuízo superou 60% do total da produção.

Na época, o problema foi o excesso de produção e o preço baixo. O produtor admite que gostaria de ter mais segurança para investir na cultura.

? Garantia de preço mínimo ou talvez um seguro ? cita Carmona.

O desejo do produtor foi atendido em parte. O Ministério da Agricultura incluiu a produção de citros no Proagro, o seguro subsidiado pelo governo, que cobre perdas com o clima e com doenças na plantação.

? Existe uma subvenção ao prêmio estabelecido pelo governo federal. O produtor que vai aderir ao seguro agrícola no caso específico do citrus o governo paga 40% do prêmio. Aqui no Estado de São Paulo ainda há uma subvenção por parte do governo estadual. Ele ainda cobre 50% dos 60% restantes, ou seja, as alternativas existem ? diz o gerente-executivo de Agronegócios do Banco do Brasil, Márcio Augusto Montella.

O Proagro vai cobrir um valor máximo de R$ 150 mil. A Associtrus, que representa os produtores em São Paulo, recebeu a novidade com entusiasmo.

? Acho importantíssimo. De qualquer forma, representa um avanço. A medida que venha para melhorar é sempre bem vinda ? defende o presidente da Associtrus, Flávio Viegas.

Para os produtores que tiverem interesse em aderir ao Proagro, Montella explica.

? O produtor tem que se cadastrar em uma instituição financeira a qual ele vai pleitear o financiamento, apresentar a documentação pertinente para realizar o cadastro e se ele já tiver um histórico de atuação junto ao banco, aí é mais simples: é só uma cédula de custeio que você vai vincular ao Proagro ou seguro agrícola ? diz o gerente-executivo.