A receita maior, lucro menor: assim foi o segundo trimestre para a JBS. Na comparação com os primeiros três meses do ano, a receita da companhia aumentou mais de 12%, chegando a R$ 12,5 bilhões. O volume de vendas também cresceu: 10%. E os abates de bovinos aumentaram mais de 9%. Para a diretoria da JBS, o resultado está ligado ao aumento da demanda por carne em países emergentes, aliado a melhora dos preços.
Apesar do aumento da receita, o lucro líquido despencou mais de 96% entre e o primeiro e o segundo trimestres deste ano. A empresa explica que a queda está diretamente relacionada com a oscilação do câmbio, causado pela instabilidade das economias onde o grupo tem participação.
O balanço apresentado pela empresa deixou de fora o desempenho da Inalca JBS, associação do grupo brasileiro com o italiano Cremonini. Durante a coletiva, os diretores da empresa explicaram que não incluíram os dados, porque não puderam verificar se estavam corretos. Em julho, a JBS recorreu à Câmara de Comércio Internacional, acusando a Inalca de não detalhar informações contábeis. O pedido foi arquivado no início deste mês.