Setor cafeeiro do país deveria investir em marketing, apontam especialistas

Especialistas discutiram alternativas para o Brasil ter um café mais valorizado em curso do setorSegundo especialistas, investir em marketing é uma das opções para o Brasil ter um café mais valorizado. A negociação do produto brasileiro nas principais bolsas internacionais também seria uma alternativa interessante, mas não o suficiente. Assuntos como esses foram discutidos nesta terça, dia 24, na décima edição do Curso de Atualização do Café, promovido pelo Instituto Agronômico de Campinas.

O auditório esteve lotado. O especialista Carlos Henrique Brando falou sobre a participação brasileira no mercado externo. Segundo ele, o país sempre conquistou espaço baixando preço. Porém, o setor deve mudar de estratégia e investir mais na promoção do produto.

Negociar o café brasileiro nas bolsas internacionais foi outra alternativa comentada pelos especialistas. Recentemente, a Bolsa de Nova York retomou a discussão sobre a entrada do produto no contrato C. No Brasil, alguns representantes da cadeia produtiva avaliam a possibilidade de criar um modelo especifico para o grão nacional na Bolsa de Chicago. Porém, as duas opções não são unanimidade entre estudiosos do assunto.