Agrinordeste discute em Recife os diversos setores produtivos do agronegócio

Produtores apoiados pelos projetos do Sebrae em Pernambuco expõem produtos e ganham visibilidade durante eventoDiscutir alternativas para o crescimento econômico da agricultura e pecuária da região Nordeste. Com este objetivo, a 18º edição do Agrinordeste foi aberta ao público nessa quarta, dia 25, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife, com programação de palestras e painéis sobre as diversas áreas do setor. Considerado um dos mais importantes seminários da agropecuária do Brasil, o Agrinordeste deve receber, até esta sexta, dia 27, um público de duas mil pessoas.

Cerca de 600 produtores das regiões do Sertão Central, do Pajeú, do Araripe, Itaparica, Agreste Central e Meridional e Vale do São Francisco, apoiados pelos projetos do Sebrae em Pernambuco, estão expondo e comercializando produtos de fruticultura, vinicultura, apicultura, horticultura, caprinocultura e outros setores.

? Trouxemos público de agronegócios que o Sebrae está trabalhando, do litoral ao sertão do Estado. Estamos oportunizando que os empresários tenham contato com as novidades do mercado, disponibilizadas nesse evento ? explicou a diretora técnica do Sebrae em Pernambuco, Roberta Correia.

Para o presidente da Federação Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, o Agrinordeste possui duas vertentes: a dos seminários e parte dos estandes com itens de diversos setores produtivos. Aliado a isso, ele destaca a capacidade do Sebrae de mobilizar os produtores ? muitos que não teriam chance de estar em um evento como este ? para ter acesso a mercados diferentes.

? Isso possibilita aproximação com o mercado, dá visibilidade aos produtos e fortalece o evento. É bom para o consumidor e bom para o produtor ? disse Guerra.

Quem visitar o seminário vai ter acesso a produtos de qualidade, diferenciados e, na maioria, desenvolvidos a partir de trabalho do Sebrae nos diversos setores de agronegócios. Segundo o gerente de Agronegócios do Sebrae Pernambuco, Alexandre Alves, esta é uma oportunidade para os produtores terem acesso ao mercado e visibilidade para os produtos, além de promover a divulgação e comercialização dos itens. O diretor administrativo da instituição, Gilson Monteiro, acredita que este é um encontro do saber com o produtor rural, reunindo educação e informação para estes empresários.