Estimativa para cana garantirá etanol para todo país, diz Manoel Bertone

Secretário lembrou que 2009 foi um ano muito difícil porque as usinas não conseguiram manter o fluxoA projeção para a produção de cana-de-açúcar apresentada nesta quinta, dia 2, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) garantirá, segundo o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone, a oferta de etanol para todo o país, levando-se em consideração a manutenção das características positivas para o setor.

? Esta é uma safra muito boa, promissora. Estamos verificando um aumento considerável na produção de etanol e açúcar e prevendo o pleno abastecimento do mercado com esta safra ? afirmou.

De qualquer forma, de acordo com o secretário, o governo estará pronto para agir novamente caso haja risco de desabastecimento de mercado, como ocorreu em 2009, mas ele disse que não se conta com essa possibilidade neste momento.

? A demanda de etanol já começa a se aproximar da do ano passado, quando houve um desequilíbrio de mercado. Para este ano, a situação está mais estável ? comparou.

Bertone salientou que quando uma safra segue-se a um ciclo bastante chuvoso, há uma aceleração do corte da cana e, consequentemente, produção a partir de cana com menos de 12 meses. Isso ocorre, segundo ele, porque as usinas não podem parar e aguardar por uma nova safra já “madura”.

? Usina é logística pura ? resumiu.

O secretário lembrou que 2009 foi um ano muito difícil porque as usinas não conseguiram manter o fluxo. Ele ressaltou que o clima seco, por enquanto, é normal e que a produção proporcionará preços mais estáveis ao mercado.

O secretário comentou também que, quando o preço do etanol volta a ficar competitivo em relação ao da gasolina, a demanda pelo derivado da cana não volta de forma automática.

? Quando o consumidor muda porque o preço subiu, ele não volta tão rápido como o esperado. Consumidor tem toda uma lógica de tomar decisão, não só o preço imediato ? disse.

Bertone disse ainda que o Ministério da Agricultura e a Agência Nacional de Petróleo (ANP) estão monitorando o abastecimento em todas as regiões brasileiras.

? Não pode faltar (etanol) em nenhum lugar do Brasil ? declarou.