Mais de 90% dos produtos vegetais no Brasil estão dentro dos padrões de qualidade

Ministério da Agricultura analisou 17 culturas durante a safra 2009/2010Análises do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para avaliar os limites de resíduos e contaminantes em produtos de origem vegetal demonstraram que, das 790 amostras coletadas, 734 estavam dentro dos padrões, um índice de 92,9%. O trabalho foi realizado durante a safra 2009/2010, em 17 culturas incluídas no Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal (PNCRC/Vegetal).

Do total de amostras, mais de 80% estão relacionadas a produtos que serão destinados ao mercado interno. Os dados foram divulgados nesta sexta, dia 10, na Instrução Normativa Nº 22, publicada no Diário Oficial da União.

O resultado indica, ainda, que 92,5% das amostras analisadas quanto aos resíduos de agrotóxicos em abacaxi, alface, banana, batata, limão, maçã, mamão, manga, melão, morango, tomate e uva estavam dentro dos padrões permitidos.

? Esse procedimento é importante para conferir qualidade ao produto que chega à mesa dos consumidores ? informa Carlos Venâncio, chefe do Serviço de Controle de Resíduos da Área Vegetal do Mapa.

Para o monitoramento de aflatoxinas nas culturas de amendoim, arroz, castanha-do-brasil e milho foram coletadas 75 amostras, sendo que 71 estavam dentro do padrão, o que representa 94,6%. Para a pimenta-do-reino, todas as 21 amostras estavam dentro dos padrões de qualidade quanto à presença de salmonela.

? Realizamos essas coletas nas centrais de abastecimento e nas casas de beneficiamento de frutas (packing houses). No caso de irregularidades, iniciamos processo de investigação e vamos até a fazenda de origem fazer uma auditoria completa ? explica Venâncio.

As amostras coletadas para o controle de resíduos e contaminantes em produtos de origem vegetal foram provenientes de 19 Estados: Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. No caso da maçã, em que o Brasil faz o monitoramento do produto importado, foram analisados também produtos originários da Argentina, Chile, França e Itália.

Na safra atual (2010/2011), o Mapa ampliou o monitoramento da qualidade dos produtos vegetais e vai coletar mais de 1,5 mil amostras. Serão analisadas 25 culturas entre grãos, frutas, oleaginosas e hortaliças em relação aos níveis de resíduos de agrotóxicos, salmonela e aflatoxina. Nesta safra, serão examinados seis novos produtos: alho, soja, laranja, pimentão, feijão e café.