FGV: preço agrícola no atacado sobe 2,68% no IGP-DI de agosto

Produtos industriais no atacado tiveram aumento de 1,40%Os preços dos produtos agrícolas no atacado reverteram tendência de queda e registraram alta de 2,68% em agosto, em comparação com a deflação de 0,10% apurada em julho. As informações foram divulgadas nesta sexta, dia 10, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ainda de acordo com levantamento da FGV, os preços dos produtos industriais no atacado tiveram aumento de 1,40% em agosto, após registrarem alta de 0,48% em julho. Já o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou inflação de 1,10% em agosto, ante 0,22% apurado em julho.

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais tiveram aumento de 0,64% em agosto, em comparação com a queda de 0,58% em julho.

Por sua vez, os preços dos bens intermediários apresentaram elevação de 0,53% em agosto, após subirem 0,05% em julho. Já os preços das matérias-primas brutas registraram aumento de 4,83% em agosto, em comparação com a alta de 2,02% em julho.