O imóvel, desapropriado por não cumprir sua função social, tem área de 3.702 hectares e capacidade de assentamento de 89 famílias de trabalhadores rurais sem terra. Com a posse da área e o licenciamento ambiental prévio concluído, o Incra aguarda a publicação da portaria de criação de projeto, no Diário Oficial da União, para selecionar e promover o assentamento das famílias cadastradas, em até 30 dias.
Com a criação do projeto, serão beneficiadas famílias indicadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alvorada.
A criação de novo assentamento prevê a elaboração de um plano de desenvolvimento da área e a concessão de créditos às famílias. Outros investimentos serão realizados na demarcação das parcelas, contratação de assessoria técnica e aberturas de estradas a fim de promover o desenvolvimento do projeto. Cada família receberá recursos do Programa de Crédito Instalação no valor de até R$ 27 mil para garantir a segurança alimentar, o início das atividades produtivas e a construção de casas. O investimento inicial na instalação dessas famílias será de R$ 2.403.000,00.
O Incra/TO aguarda, nos próximos 15 dias, a imissão na posse de outros dois imóveis rurais desapropriados para assentar mais 86 famílias de trabalhadores rurais sem terra, nos municípios de Ananás e Silvanópolis.