Apenas parte do Centro-oeste, Norte e Nordeste terão precipitações neste dia 29. Confira a previsão do tempo para os próximos 30 dias em alguns municípios produtores de soja do país
O dia começa sob influência de um ar mais seco que inibe a formação de nuvens em praticamente toda faixa leste do país, da região Sul a região Nordeste. A condição instável do tempo se mantém no Centro-Oeste e Norte, principalmente sobre os estados do Acre, Mato Grosso e Tocantins onde há núcleos profundos de chuva.
SUL
Novas instabilidades se formam no Uruguai e aumentam a chance para chuva na fronteira com o Rio Grande do Sul, assim como em parte do Paraná, onde chove somente na porção leste do estado, mas a chuva deve ocorrer apenas no fim do dia, na forma de pancadas rápidas, com volumes baixos e trovoadas. Nas demais áreas da região Sul o sol predomina ao longo do dia e o tempo fica firme. As temperaturas ficam elevadas e o tempo abafado em toda região. Destaque para possibilidade de temporais no sul gaúcho.
SUDESTE
Ainda há ventos úmidos do mar favorecendo uma condição de chuva isolada no Espírito Santo e faixa leste de Minas Gerais. Por causa de um sistema de alta pressão que está no oceano também pode chover no Vale do Paraíba, no sul de Minas e no Triângulo Mineiro. Todas as demais áreas da região Sudeste seguem com o tempo firme e com temperaturas bem elevadas, isto devido a ação de um centro de alta pressão atmosférica, que ajuda a inibir a formação de nuvens de chuva. Nestas áreas a umidade relativa do ar fica abaixo do ideal nas horas mais quentes do dia.
CENTRO-OESTE
A chuva perde intensidade em Mato Grosso do Sul e em Goiás. As pancadas que ocorrem serão rápidas e bem isoladas, mas podem ser acompanhadas por trovoadas, e na porção leste do estado sul matogrossense não há previsão de chuva. Já em Mato Grosso a chuva ocorre a qualquer hora do dia e os maiores acumulados estão previstos para o oeste do estado, podendo alcançar os 35 mm. Não chove no Distrito Federal.
NORDESTE
O tempo fica firme no oeste da Bahia. A chuva pode ser mais expressiva na região do Recôncavo Baiano e também no norte do Maranhão. Nas demais áreas do Nordeste a chuva que ocorrer será rápida e isolada, sempre alternada por períodos de sol. Como a chuva tem sido irregular e com volumes baixos no interior do Nordeste os índices de água no solo estão cada vez menos.
NORTE
Na terça-feira as instabilidades perdem força no sul do Pará e a expectativa é para pancadas isoladas e com baixos acumulados. O tempo fica firme em Roraima. Em todas as demais áreas a chuva ocorre de maneira isolada, mas com intensidade moderada, há previsão de chuva volumosa no norte do Pará e Acre.