Semana começa com tempo firme em boa parte das áreas de soja do país

As precipitações devem dar trégua nos próximos dias no Rio Grande do Sul, principalmente na região da Fronteira Oeste

O começo da segunda-feira foi de muita chuva em São Paulo por conta de uma frente fria que passa pelo oceano afastada da costa. Nas últimas horas essas instabilidades perderam força, mas ainda assim o sistema organiza a nebulosidade sobre o norte de São Paulo, faixa sul de Minas Gerais e o estado do Rio de Janeiro. Nas regiões Sul e grande parte do Sudeste, Centro Oeste e Nordeste, um ar mais seco mantém o tempo firme. Na metade norte brasileira, instabilidades associadas a alta temperatura e umidade provocam chuva no Amazonas, Tocantins e Maranhão.

SUL

Nesta segunda-feira, há previsão para pancadas de chuva em grande parte da região Sul, com exceção da porção sul e oeste do estado do Rio Grande do Sul, onde há apenas variação de nebulosidade. Nas áreas desde a faixa norte do estado gaúcho até o Paraná, pancadas de chuva isoladas, com potencial para temporais especialmente sobre o leste do estado paranaense, onde há chance de chuva mais volumosa. As temperaturas voltam a subir durante a tarde em todo o Sul, inclusive nas áreas mais próximas ao Uruguai. Gradativamente no decorrer da semana o calor vai se intensificando.

 

Fronteira Oeste do RS

A semana com tempo firme na região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Em Uruguaiana (RS), por exemplo, os maiores volumes de chuvas voltam no dia 23, param outros dois dias e volta a ter chuvas. Em Alegrete o tempo ficará seco por mais tempo, até o dia 26, ai chove forte e o tempo volta a secar.

SUDESTE

O sol predomina entre poucas nuvens em quase todo o estado de Minas Gerais e no Espírito Santo, por influência de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens de chuva. Nas demais áreas do Sudeste, as pancadas acontecem principalmente entre a tarde e à noite, pela combinação de calor e umidade. Aliás, entre a faixa leste paulista e o sul de Minas Gerais, a presença de uma frente fria afastada na costa de São Paulo também acaba contribuindo para a chuva, que deve acumular pelo menos 30 mm na região. As temperaturas seguem elevadas no período da tarde no Sudeste.

 

CENTRO-OESTE

Sol em toda a faixa do extremo leste de Goiás, enquanto nas demais áreas da região, o sol aparece ao longo do dia e mantém o risco de pancadas a partir da tarde. A chuva pode ter maior intensidade em pontos isolados e vir com ventos intensos, descargas elétricas e não se descarta até queda de granizo, ou seja, chuvas típicas de verão.

NORDESTE

Segunda-feira de tempo firme desde o centro-sul da Bahia até o centro de Pernambuco. Já o tempo instável com fortes pancadas de chuva ocorrem nas demais áreas, que vai desde o Maranhão até o litoral do Rio Grande do Norte e de Alagoas. Sendo que a chuva mais intensa acontece no norte do Ceará. Mesmo com as instabilidades, o calor predomina em toda a região.

 

NORTE

Segunda-feira de pouca mudança no tempo da região Norte. Mais um dia de pancadas de chuva a qualquer hora do dia, enquanto são esperados elevados volumes de água no Acre, em Rondônia e sul do Amazonas, com acumulados de até 70 mm. Sol predomina no sudeste do Tocantins.

Veja mais notícias sobre soja