Segundo a meteorologia, um sistema climático atua na região trazendo bons volumes de precipitações já em outubro. Para novembro a previsão é de pancadas constantes
Após o fim de semana as chuvas voltaram para a região do Matopiba (Maranhão, Bahia, Tocantins e Piauí). Em algumas fazendas do Tocantins e Maranhão os volumes acumulados superaram os 40 milímetros e os produtores apostaram na antecipação do plantio da soja. A meteorologia mostra que a decisão pode ter sido acertada, afinal os volumes previstos devem favorecer a recuperação da umidade do solo.
No município de Barreiras, na Bahia, até o dia 14 de novembro deve cair aproximadamente 166 milímetros em 18 dias de chuvas. Os maiores acumulados devem acontecer entre este dia 16 e 20 de outubro, depois de 21 a 27 de outubro, seguido por 3 a 6 de novembro. Depois disso as chuvas serão mais constantes e ajudarão no desenvolvimento das plantas.
Em Correntina (BA), no mesmo período descrito acima, há chances de chuvas acumuladas de 196 milímetros em 20 dias com precipitações. Por lá, os maiores volumes acontecem de 15 a 18 de outubro, de 21 a 29 de outubro, de 2 a 5 de novembro e 12 a 14 de novembro. Após este período a previsão é igual a Barreiras, e será mais constante.
Segundo a meteorologia, as chuvas se anteciparam na região devido um sistema climático que atua na região e a pouca possibilidade de influência do El Niño este ano.