Paraná: saiba como está o plantio da soja no seu município!

Veja também quem mais comercializou antecipadamente e qual é a estimativa da entidade para a produção do estado e dos municípios, segundo o Deral

Daniel Popov, de São Paulo
O Paraná começou o plantio da soja desde o dia 10 de setembro, após o vazio sanitário. Por enquanto, parte das lavouras está em fase de germinação, em boas condições. Com isso, o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná estima que o estado poderá colher um volume até 2% maior este ano, puxado mais pelo incremento na produtividade, do que na área cultivada.

Ao todo foi semeada uma área de 5,45 milhões de hectares, na temporada 2018/2019, levemente acima dos 5,44 milhões de hectares cultivados na safra anterior. Já a produtividade média foi estimada em 3.596 quilos por hectare, 2% acima dos 3.513 quilos registrados na última safra, o que basicamente explica a estimativa de aumento na safra.

Em seu relatório mensal, o Deral estima uma produção na safra de soja em 2018/2019 de 19,596 milhões de toneladas, 2% acima das 19,125 milhões de toneladas da safra anterior. O município de Campo Mourão segue como o maior produtor de soja do estado, com 2,44 milhões de toneladas, seguido por Ponta Grossa, com 2,15 milhões de toneladas e Cascavel (2,07 milhões de toneladas).

Plantio avança

O plantio da nova safra de soja já atinge 18% da área estimada, com todas as lavouras em boas condições, divididas entre as fases de germinação (72%) e desenvolvimento vegetativo (28%). Toledo é a cidade que mais adiantou o plantio de soja até o momento, com 68% da área estimada. Depois aparece Cascavel, com 55% e Umuarama, com 50%.

Comercialização

A comercialização da safra de soja 2018/2019 atinge 14,7% da produção estimada, segundo a entidade. Neste quesito, o município mais adiantado é Paranavaí que vendeu 30% da produção. Depois aparece Ivaiporã que já negociou 28% da soja que estima colher.

Veja mais notícias sobre soja