Soja: Mato Grosso e Goiás seguem sem chuvas e com apenas 10% de umidade no solo

Adiantamos as previsões até o dia 18 de setembro para mostrar a difícil situação de seca vivida por alguns estados produtores de soja. Veja também a previsão para este feriadão em todas as regiões!

Segundo a meteorologia até o dia 11 o tempo deve ficar mais firme em boa parte do país, exceto no Norte do país. Há chances de pancadas ocasionais nas demais áreas, mas nada significativo. A partir do dia 12, até pelo menos o dia 18 de setembro, esse quadro muda e as precipitações chegam ao Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste. Enquanto São Paulo e Mato Grosso do Sul terão apenas 5 milímetros acumulados, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina pode receber de 20 a 55 milímetros acumulados.

Na áreas produtoras de soja de Mato Grosso e Goiás o tempo permanece seco, a umidade no solo está em apenas 10%, contra os 80% do Paraná e 90% do Rio Grande do Sul.

Feriado

Quinta-feira (dia 6), véspera de feriado, começa com nevoeiro no leste do Paraná, inclusive em Curitiba, onde o aeroporto local já indica uma redução de 500 metros de visibilidade horizontal. Além disso, a temperatura é baixa, desde a Região Sul do Brasil até o sul mineiro, com valores abaixo dos 3,0°C, que aliás, pode até ter geado, como é o caso de General Carneiro, no Paraná e de Urupema, Santa Catarina. Entre o Amazonas e o Pará há pancadas fortes de chuva e são acompanhadas por diversas descargas elétricas. Além das divisas entre o Maranhão e o Piauí, por conta de áreas de instabilidade. Nas demais áreas, o tempo é mais firme.

SUL

Na quinta-feira, uma região de alta pressão atmosférica deixa o tempo mais estável em toda a Região Sul do Brasil. O tempo seco irá predominar em todos os estados e no período da tarde, por conta do Sol, a sensação térmica vai subindo gradativamente, porém não há condições para extremos. Somente no período da manhã que há condição para geada em pontos mais altos, como região da Serra gaúcha e Catarinense, além dos sul paranaense. Tudo por conta da falta de nebulosidade, dos ventos mais calmos e da massa ar frio trazido por essa área de alta pressão

SUDESTE

Na quinta-feira, uma região de alta pressão atmosférica deixará o tempo mais estável em grande parte do Sudeste. Agora, chuva apenas em parte dos litorais do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, entretanto é de maneira muito fraca e intercalada por grandes períodos de melhoria. Assim como no nordeste do estado mineiro.

CENTRO-OESTE

Na quinta-feira o tempo firme continua no Centro-Oeste e a friagem diminui ainda mais, mas não há condição para extremos. Em Goiás tem tempo seco e calor em todo estado, com baixos índices de umidade relativa do ar nas horas mais próximos ao início da tarde. Há possibilidade para a ocorrência de chuva no extremo norte do Mato Grosso.

NORDESTE

Na quinta-feira ainda há nebulosidade no interior do Nordeste, mas sem previsão de chuva. A chuva ocorre apenas na faixa leste, com destaque para o sul da Bahia, onde há condição para acumulados um pouco mais elevados, porém sem risco para transtornos. Chove no Maranhão e extremo oeste do Piauí, de maneira isolada e sem volumes significativos.

NORTE

Na quinta-feira a chuva avança e leva chuva para quase todo o Tocantins, incluindo a capital. Pancadas de chuva ocorrem também nos demais estados, com acumulados mais expressivos entre o Amazonas e Roraima, porém não chove entre o Acre e Rondônia.

Sexta-feira

SUL

Na sexta-feira o tempo segue estável e sem previsão de chuva em todo o sul do país. Ainda há condição para a formação de geada, nas primeiras horas do dia, nas regiões de serra entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul paranaense.

SUDESTE

O tempo firme segue na região, não há condições para chuva na maioria dos estados, apenas há condições para geada em pontos mais altos, como Campos do Jordão-SP, Monte Verde-MG, Maria da Fé-MG e na região do Parque Nacional do Itatiaia-RJ. Mesmo com a presença do Sol, no decorrer do dia, as temperaturas não sobem muito, porém a sensação de frio fica menor do que nos dias anteriores

CENTRO-OESTE

Nesta sexta-feira a chuva avança um pouco mais sobre o Mato Grosso, mas ainda se limitando a faixa norte, sendo somente algumas pancadas isoladas associadas ao calor e umidade da Amazônia. Nos demais estados o tempo firme ainda prevalece.

NORDESTE

A chuva segue sobre o Maranhão e norte do Piauí, assim como em todo o litoral leste, com acumulado mais expressivos nas faixas litorâneas da Bahia. Nas demais áreas, predomínio de sol e queda de umidade do ar no meio da tarde.

NORTE

Sexta-feira a chuva recua um pouco sobre o estado de Tocantis, onde ela ocorre apenas no seu norte e deixa o restante com tempo firme, inclusive em Palmas. Entretanto, do Amazonas até o todo o Pará, a chuva continua em forma de pancadas e a qualquer momento por conta do calor e umidade. A exceção fica novamente com o Acre e Rondônia, que seguem com tempo firme. Mesmo em locais onde o tempo é instável, as temperaturas ficam elevadas.

Sábado

SUL

No sábado, a região de alta pressão atmosférica continua influenciando o regime de chuva de toda a Região Sul do Brasil, mantendo o tempo seco e com poucas nuvens nos três estados. O dia amanhece com temperaturas mais amenas e uma leve sensação de frio, com condição para geada nas regiões mais altas de Santa Catarina. Ao longo do dia, com a presença do Sol, as temperaturas sobem e a sensação de calor aumenta, sem condições para extremos

SUDESTE

Durante o sábado, o sistema de alta pressão atmosférica avança e deixa o tempo firme e sem condição para chuva, agora, em toda a Região Sudeste do Brasil. Além disso, a atuação de uma massa de ar frio deixa as temperaturas baixas e a sensação térmica de frio principalmente no sul da região, com destaque para a região do Parque Nacional do Itatiaia-RJ, onde as temperaturas podem ficar próxima dos 5°C.

CENTRO-OESTE

No sábado o tempo seco continua predominando e a chuva se concentra apenas no extremo norte do Mato Grosso, porém sem condições para extremos. Nas demais áreas, o tempo seco predomina e por conta disso, a umidade relativa do ar continua baixa, principalmente no centro dos estados.

NORDESTE

A chuva segue sobre o leste da região, com tendência para chuva mais forte no sul da Bahia, porém sem acumulados elevados. Assim como em grande parte do estado maranhense, onde há pancadas de chuva no decorrer do dia. No interior do Nordeste, o calor aumenta e volta a cair a umidade à tarde.

NORTE

No sábado, a chuva mais forte se concentra no norte da Região, com acumulados mais elevados, descargas elétricas e rajadas de vento de intensidade moderada. Tempo firme no Acre e em grande parte de Rondônia e de Tocantins.

Domingo

SUL

Segue o tempo firme para os próximos dias e de temperaturas subindo gradativamente. Somente no final da próxima semana, é que a entrada de uma nova frente fria deixa o tempo mais fechado em todo o Rio Grande do Sul.

SUDESTE

Para os próximos dias o tempo firme predominará no Sudeste e com temperaturas e sensação térmica subindo gradativamente ao longo dos próximos dias.

CENTRO-OESTE

Nos próximos dias as temperaturas se elevam gradativamente e a sensação de calor continuará, com diminuição gradativa da umidade do ar.

NORDESTE

Nos próximos dias a chuva continua na faixa leste do Nordeste e a nebulosidade dissipa em parte do interior. As temperaturas seguem elevadas em toda a Região.

NORTE

No decorrer dos próximos dias a temperatura e o calor retornam para grande parte da Região. A chuva mais significativa ainda ocorre na metade norte.

Veja mais notícias sobre soja