Região Sul recebe chuvas, enquanto Centro-Oeste e Sudeste têm tempo firme

As temperaturas também ficam mais baixas no Rio Grande do Sul, enquanto nas outras regiões o calor aumenta, deixando o clima agradável

O início desta terça-feira (20) foi marcado por chuva e frio no Rio Grande do Sul. O avanço de uma frente fria deixa o tempo chuvoso com temperaturas baixas no faixa norte do estado, enquanto que na faixa sul, a entrada de uma massa de ar polar derruba as temperaturas e há possibilidade de geada durante o amanhecer no sudoeste. A frente fria ainda influencia o tempo nos estados de Santa Catarina e Paraná mas provoca menores acumulados de chuva. No Sudeste do Brasil, o tempo é firme e as temperaturas são mais agradáveis em relação aos últimos dias.

Estados Unidos

Semana de chuvas fracas e irregulares no cinturão agrícola americano. Algumas instabilidades até estão previstas, mas estão mais concentradas na área central do país, não chegando a área com maior produção agrícola, que só terá 10 milímetros acumulados até o dia 24. Quando avançamos no tempo até o dia 29, a previsão não muda e as chuvas seguem escassas e passageiras. Aliadas com as altas temperaturas podem piorar as condições das lavouras americanas de soja.

SUL

Nesta terça-feira, uma frente fria que já provocou chuva em parte da região Sul, continua atuando entre o norte do Rio Grande do Sul e parte do Paraná. Atenção para os volumes de chuva que podem ser elevados, especialmente entre o norte gaúcho e leste catarinense. Além disso, as rajadas de vento podem atingir os 50 km/h nestas áreas. No Paraná as pancadas ocorrem especialmente entre a tarde e a noite e os volumes não devem ser elevados. Tempo firme no norte paranaense e no centro-sul gaúcho. Uma massa de ar seco começa a avançar pelo Rio Grande do Sul e o tempo aberto da madrugada favorece a ocorrência de geada na região central do estado e na Campanha.

SUDESTE

Uma frente fria se aproxima do Sudeste e os ventos que chegam do interior do Brasil ganham intensidade e por isso as temperaturas vão subir na região. Não deve chover na maior parte dos estados e apenas no norte do Espírito Santo e no nordeste de Minas Gerais é que a nebulosidade é um pouco maior e pode chover isolado no decorrer do dia. Nas demais áreas do Sudeste o predomínio é de sol e a umidade relativa do ar fica abaixo do ideal no norte paulista e no centro-oeste de Minas.

CENTRO-OESTE

Na terça-feira há chance de chuva isolada ao sul do Mato Grosso do Sul, sem grandes volumes previstos. Nas demais áreas do Centro-Oeste o tempo fica seco. O calor ganha intensidade a tarde e junto com ele a umidade do ar volta a cair para níveis críticos.

NORDESTE

Chuvas fracas e isoladas concentradas no litoral leste do nordeste e norte do Maranhão ocorrem no decorrer da terça-feira. Na faixa leste nordestina ainda tem previsão para chover a qualquer momento, com destaque para o litoral baiano, onde os acumulados podem ser mais expressivos. Por causa do tempo mais fechado as temperaturas não atingem valores extremos. Sem previsão de chuva volumosa. Nas demais áreas o tempo segue firme e com chance para baixíssima umidade relativa do ar nos horários de maior aquecimento do dia, ou seja, entre o fim da manhã e início da tarde.

NORTE

A condição de chuva mais expressiva segue concentrada no oeste da região Norte no decorrer da terça-feira. Nas demais áreas da região se chover é de forma muito pontual e sem grandes acumulados. A umidade do ar fica bastante baixa a tarde em áreas entre o sul do Pará e o Tocantins. As temperaturas seguem elevadas à tarde em toda a região Norte.

Quarta-feira

SUL

Na quarta-feira a frente fria avança para o estado de São Paulo, mas ainda deixa instabilidades espalhadas pelo Sul. Tem previsão de chuva desde o norte do Rio Grande do Sul até o Paraná e com volumes que ainda podem ser expressivos em Santa Catarina e no oeste paranaense. No centro-oeste do Rio Grande do Sul o tempo fica firme e como o sistema de alta pressão avança para o oceano, o frio do amanhecer perde força e por isso não há mais condição para ocorrência de geada. No Paraná a chuva pode ocorrer a qualquer hora do dia e as temperaturas não devem subir muito.

SUDESTE

Na quarta-feira uma frente fria consegue avançar até o estado de São Paulo e muda o tempo nas áreas mais próximas ao Paraná e na metade sul do estado. Nestas áreas tem previsão para pancadas de chuva que podem ser de moderada a forte intensidade, mas com acumulados baixos. Na Baixada Santista e na região Metropolitana de São Paulo a chuva deve ocorrer entre a tarde e a noite e com baixo potencial para trovoadas. Os ventos no litoral sul sopram de moderada intensidade, com rajadas que podem chegar aos 50km/h. Ainda pode chover fraco no norte capixaba. Mas nas outras áreas do Sudeste a quarta-feira será um dia de sol e com poucas nuvens, inclusive com baixa umidade relativa do ar no norte paulista e no interior mineiro

CENTRO-OESTE

Sol e calor predominam no Centro Oeste no decorrer da quarta-feira. A umidade do ar novamente preocupa, pois cai para níveis críticos a tarde. Recomenda-se bastante hidratação e evitar atividades ao ar livre nos horários de maior aquecimento do dia. No oeste e no sul do Mato Grosso do Sul ainda tem previsão de chuva e há potencial para trovoadas, mas sem grandes acumulados.

NORDESTE

Quinta-feira sol e calor predominam no Nordeste. Há chance de chuva apenas de forma isolada na costa leste nordestina, especialmente no litoral sul da Bahia. Porém ainda com muita nebulosidade e com poucos períodos de sol. Mais uma vez a umidade relativa do ar fica abaixo do ideal para a saúde humana em áreas do interior nordestino.

NORTE

Há pouca variação nas condições do tempo entre a terça e a quarta-feira. O calor segue predominando em todo o Norte, a umidade do ar atinge níveis críticos entre o sul do Pará e o Tocantins. Pode chover de forma isolada em grande parte da região, mas chuva com bom volume acumulado previsto apenas no oeste da região Norte.

Quinta-feira

SUL

Na quinta-feira a frente fria afasta, mas ainda tem um sistema de baixa pressão no Paraguai e outro no oceano, na altura do Paraná. Por isso tem muita instabilidade espalhada pela região Sul do Brasil e há previsão para chover em todos os estados. As pancadas mais intensas atingem o oeste do Paraná e o leste catarinense. Nas demais áreas a chuva ocorre alternada por períodos de tempo firme e até a presença do sol. A temperatura deve subir um pouco mais que nos dias anteriores, mas a sensação de frio do amanhecer continua. Na sexta-feira a chuva ganha intensidade na região Sul, mas no decorrer do fim de semana as instabilidades avançam para o Sudeste. No sábado o frio intenso retorna para o estado gaúcho.

SUDESTE

Na quinta-feira a frente fria se afasta, mas ainda tem instabilidades atuando pelo estado de São Paulo e pode chover no sul do estado. A chuva não traz grandes volumes acumulados e diminui bastante o risco para trovoadas. Na capital paulista tem muita nebulosidade, poucos períodos de sol e temperaturas amenas. Nas demais áreas do Sudeste a condição ainda é de tempo firme e com poucas nuvens. O calor segue no interior dos estados.

CENTRO-OESTE

Na quinta-feira ainda tem instabilidades no Mato Grosso do Sul e pode chover na maior parte do estado, mas sem grandes volumes acumulados. No entanto ainda temos condições para trovoadas. Entre o norte do Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso o tempo volta a ficar bem seco e não há previsão para chuva. A umidade do ar fica abaixo do ideal nas horas mais quentes do dia.

NORDESTE

Na sexta-feira a chuva segue concentrada nas áreas do litoral leste da região. Com muitas nuvens e alguns períodos de sol ao longo do dia. Os volumes podem ser mais expressivos no Recôncavo Baiano. Chove fraco também no litoral do Maranhão. Nas demais áreas do Nordeste o tempo segue seco e baixos índices de umidade do ar.

NORTE

Nesta quinta-feira temos uma condição de tempo firme entre o Acre e o Tocantins, com sol e poucas nuvens ao longo do dia. Nas demais áreas a chuva segue a qualquer momento, com trovoadas e com volumes mais expressivos em Roraima.

Veja mais notícias sobre soja