Chuvas chegam ao Sudeste e persistem no Sul do país

Segundo a meteorologia, estas condições de precipitações devem durar toda a semana. No Centro-Oeste a previsão é de tempo seco

Uma frente fria passa pela costa da região Sul e traz chuva entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, há poucas incidências de raios e os maiores volumes de água se concentraram no leste e extremo nordeste do estado, como na região metropolitana de Porto Alegre. Mas, no geral, esses acumulados foram baixos e não passaram dos 25mm nas últimas 24 horas. No entanto, boa parte do Brasil apresenta um tempo firme e seco, ou seja sem a presença de nuvens de chuva.

SUL

Na terça-feira a frente fria avança em direção ao Paraná e leva chuva entre o centro gaúcho até a metade sul do Paraná. Aliás, do norte do Rio Grande do Sul até o leste do Paraná o tempo fica fechado com chuva a qualquer hora do dia. Já no sul gaúcho, um sistema de alta pressão atmosférica volta a deixar o tempo firme e traz uma massa de ar frio, que mantém as temperaturas baixas

SUDESTE

Uma nova frente fria volta a trazer chuva para a faixa leste da região Sudeste nesta terça-feira. O sistema frontal aliada a uma área de baixa pressão atmosférica no oceano deixa o tempo fechado entre o litoral paulista e fluminense. Na faixa nordeste do Espírito Santo a instabilidade acontece mais no período da manhã e no final do dia. Nas demais áreas da região, o tempo segue firme, como é o caso do sul de Minas, Campinas e Ribeirão Preto.

CENTRO-OESTE

Na terça-feira pouca coisa muda na região Centro-Oeste. As temperaturas continuam se elevando gradativamente e a umidade relativa do ar segue muito baixa à tarde, favorecendo o risco para focos de queimada.

NORDESTE

A chuva segue concentrada no leste da região e também no norte do Maranhão. Entre a Bahia e o Rio Grande do Norte são os ventos que sopram do oceano que mantêm a chuva na região, mas de fraca intensidade. Nas demais áreas nordestina, o sol continua a predominar e mantém as máximas bastante elevadas no período da tarde com a umidade relativa do ar baixa.

NORTE

Pouca coisa muda no tempo na região Norte nesta terça-feira. A chuva fica concentrada na metade norte da região e os maiores acumulados ocorrem entre Roraima e Amapá. Já nas demais áreas, o sol predomina e deixa as temperaturas bastante elevadas.

Quarta-feira

SUL

As áreas de instabilidade persistem na maior parte dos três estados. Os núcleos mais fortes se concentram nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Essa chuva virá em forma de pancadas, com intensidade forte, acumulados moderados, além de rajadas de vento de intensidade forte e descargas elétricas. O frio vai perdendo força gradativamente.

SUDESTE

Ventos úmidos que sopram do mar, deixam condição para pancadas de chuva no extremo sul de São Paulo, faixa litorânea do Rio de Janeiro e na maior parte do Espírito Santo. Durante o período da noite, há condições para chuva com intensidade um pouco mais moderada no sul do estado de São Paulo, porém sem risco para grandes acumulados. Nas demais áreas da região, o tempo permanecerá seco e com condições para umidade relativa baixa, em especial na faixa oeste de São Paulo e Minas Gerais.

CENTRO-OESTE

Na quarta-feira o tempo seco irá predominar em toda a região Centro-Oeste. Sem condições para chuva. As temperaturas voltam a subir gradativamente e por conta do tempo mais seco, a umidade ar continua baixa, com risco para entrar em estado mais crítico.

NORDESTE

A chuva continua persistindo na faixa litorânea de toda a região Nordeste. Os maiores acumulados estão previstos para o sul da Bahia e entre as áreas de divisa sergipana e baiana, porém sem risco para acumulados exagerados. Os ventos permanecem mais fracos, se comparado com os dias anteriores

NORTE

Na quarta-feira, o tempo fica com condição para chuva na faixa norte da região Norte, enquanto que na faixa sul, o tempo fica mais firme e sem condições para precipitação. A chuva, vira acompanhada por descargas elétricas e rajadas de vento de intensidade moderada, no extremo norte da região.

Quinta-feira

SUL

Um sistema de baixa pressão atmosférica influencia no regime de chuva de quase toda a região Sul do Brasil. A única região com tempo aberto, será a faixa nordeste do estado do Paraná, onde o tempo permanecerá firme e sem condições para precipitação. Os maiores acumulados de chuva, se concentram nas faixas leste e nordeste do estado do Rio Grande do Sul e no sudeste de Santa Catarina. Nesta região, a chuva vem seguida de acumulados elevados, descargas elétricas e rajadas de vento de intensidade moderada/forte.

SUDESTE

O tempo seco continua predominando em grande parte da região Sudeste. Apenas no extremo sudeste do estado de São Paulo é que ventos úmidos, influenciados pela região de baixa pressão atmosférica que atua na costa do Sudeste, deixam condições para pancadas de chuva, porém sem risco para acumulados exagerados. No nordeste do Espírito Santo também há condições para chuva, só que de intensidade mais fraca, mas pela influência da umidade que vem do ar. No interior de São Paulo e de Minas Gerais, o tempo permanece seco, e há condições para a umidade continuar baixa e entrar em estado crítico.

CENTRO-OESTE

Na quinta-feira, o tempo seco predomina em toda a região Centro-Oeste. Não há condições para chuva e por isso, a umidade relativa do ar continua em estado crítico em toda a região, principalmente na sua faixa oeste. As temperaturas se mantêm elevadas e a sensação de calor predomina no norte do Mato Grosso e Goiás.

NORDESTE

Um sistema meteorológico chamado de cavado, influência no regime de chuva da costa litorânea da região Nordeste do Brasil. Não há risco para acumulados elevados, apenas para ventos de intensidade moderada, principalmente na faixa sudeste da Bahia e na costa do Maranhão e Ceará

NORTE

Na quinta-feira, o tempo continua chuvoso na faixa norte da região Norte do Brasil, com risco para chuva forte em Roraima e no Amapá. Essa chuva vem seguida de descargas elétricas e rajadas de vento de intensidade forte

Veja mais notícias sobre soja