Veja a previsão do tempo completa para o fim de semana

Segundo a meteorologia, as chuvas devem ficar restritas a região Sul do país. Apesar do inverno, as temperaturas no restante do país não serão baixas. Confira na íntegra!

O dia começa com muita nebulosidade no Rio Grande do Sul. A chuva que ocorre é fraca e bem isolada entre a região da Campanha e no extremo nordeste do estado. Fez frio nesta madrugada, mas nada comparado aos dos últimos dois dias, que foram bem gelados, em especial sobre às áreas próximas à fronteira com o Uruguai.

Chove também do nordeste do Ceará ao estado de Alagoas, mas com intensidade variando entre fraca à moderada, sobre pontos isolados. Tudo por influência de áreas de instabilidade que se formaram por ventos fortes em altitude e mais a umidade que vem do mar. Entre o Amazonas e o norte do Pará, instabilidades tropicais provocam pancadas de chuva isolada e acompanhadas por descargas elétricas.

SUL

Chove na maior parte do Rio Grande do Sul e sul e leste de Santa Catarina. São instabilidades associadas aos ventos úmidos que sopram do mar e, outras que se formam sobre o Paraguai e a Argentina, com precipitações mais fortes na fronteira com o Uruguai. Entre o noroeste gaúcho, oeste catarinense e grande parte do Paraná, o sol predomina, e as temperaturas aumentam de forma gradativa. Há risco para formação de nevoeiro desde o Vale do Itajaí até o litoral do Paraná.

SUDESTE

Na sexta-feira (6), tempo firme em todo o Sudeste. Uma grande área de alta pressão atmosférica impede a chegada de áreas de instabilidade associados a chuva e garante mais um dia ensolarado, quente e seco. Como o horário de pico é antecipado devido ao jogo do Brasil, a volta pra casa no meio da tarde será sob temperaturas de mais de 30ºC na maioria das cidades e com umidade abaixo de 30% (estado de atenção). A recomendação é se hidratar bastante. O lançamento de balões que costuma ocorrer em dias de jogo também preocupa as autoridades, já que o tempo seco é favorável à proliferação de queimadas.

CENTRO-OESTE

O ar seco cobre o Centro-Oeste e deixa o tempo estável também na sexta-feira (6). Com o sol, as temperaturas disparam e o calor durante a tarde é intenso. Ao mesmo tempo, a umidade entra em acentuado declínio e cada vez mais municípios entram em estado de atenção, com índices abaixo de 30% e até mesmo estado de alerta, com índices abaixo de 20%.

NORDESTE

As instabilidades se intensificam e avançam um pouco mais para o interior do Nordeste. A previsão é de chuva na forma de pancadas do Recôncavo Baiano até o norte do Maranhão, numa área que avança um pouco mais para o interior e abrange todo o Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Mesmo com a chuva, as temperaturas sobem e a sensação é de tempo abafado. Em Salvador, também esquenta. Nas demais áreas da Bahia e no centro-sul do Maranhão e do Piauí, o tempo segue estável, com sol e calor.

NORTE

Na sexta-feira (6), o ar úmido e as instabilidades associadas ao calor e à umidade persistem no extremo norte do Brasil. Há risco para novos temporais em Roraima e Amapá, com chuva isolada espalhada também no norte do Amazonas e do Pará. Já, do Acre ao Tocantins, tempo seco, com baixos índices de umidade do ar e temperaturas em torno de 35ºC no período da tarde.

Sábado

SUL

A chuva persiste na Região Sul neste sábado (7), especialmente sobre o Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. Um sistema de baixa pressão atmosférica, que ajudará a formar uma nova frente fria, intensifica áreas de instabilidade no sul gaúcho e causa chuva forte da fronteira com Uruguai. Além disso, as temperaturas aumentam de forma bastante gradual no estado, mesmo assim a sensação é de frio ao amanhecer. O tempo fica firme, com variação de nebulosidade entre o noroeste do Rio Grande do Sul até o Paraná. Alerta de ressaca persiste ao longo do dia. Os ventos do interior ao litoral gaúcho ganham força e as rajadas podem ultrapassar os 70km/h.

SUDESTE

O sábado (7) é ensolarado, quente e seco na maior parte do Sudeste. A massa de ar seco persiste sobre a Região, inibindo a formação de nuvens carregadas. Com o sol, as temperaturas sobem e a umidade cai durante a tarde.

CENTRO-OESTE

Sábado (7) sem mudanças no tempo no Centro-Oeste: o sol predomina e esquenta bastante durante a tarde. A umidade segue baixíssima nos três estados da Região e no Distrito Federal.

NORDESTE

No sábado (7), as chuvas atingem o centro e norte do Maranhão e do Piauí, o nordeste da Bahia e todos os Estados entre o Ceará e Sergipe. No litoral, as pancadas ocorrem principalmente pela manhã, enquanto mais para o interior a chuva ocorre durante a tarde, também de curta duração. Nas demais áreas, o sol predomina, com baixa umidade no oeste baiano. As temperaturas ficam elevadas em toda a Região.

NORTE

O calorão acompanhado do tempo seco persistem no sábado do Acre ao Tocantins, com pouca variação de nebulosidade. Em compensação, as chuvas diárias continuam mais ao norte, atingindo Roraima, Amapá e o norte do Amazonas e do Pará.

Domingo

SUL

No começo de domingo (8), o sistema de baixa pressão atmosférica, finalmente, dá origem a uma frente fria que causa chuva em quase toda a Região Sul. As pancadas se espalham pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e metade sul do Paraná. As pancadas mais fortes se concentram entre o norte gaúcho até o sul do Paraná, onde as acumulados de chuva são maiores. As temperaturas, pela manhã, pouco variam em relação ao dia anterior. Entretanto, à tarde elas são mais baixas se comparadas aos dias anteriores.

SUDESTE

Durante todo o domingo (8), o tempo segue seco na maior parte do Sudeste. As temperaturas seguem bastante elevadas durante a tarde, quando a umidade relativa do ar fica baixa. A partir da noite deste dia, uma frente fria chega à costa de São Paulo, provocando chuvas, virando o vento e fazendo a temperatura cair.

CENTRO-OESTE

Domingo (8) de céu claro e tempo firme em todo o Centro-Oeste. O sistema responsável pelo tempo aberto, é uma massa de ar seco que mantém o sol predominando, e que favorece o aumento das temperaturas e a diminuição da umidade do ar.

NORDESTE

No domingo (8) e nos dias seguintes, a chuva diminui na Bahia, mas aumenta entre o litoral e o interior do Maranhão. Também chove nas demais localidades da faixa norte da Região. No sul do Maranhão e do Piauí e na maior parte da Bahia, porém, é o sol que predomina. Do litoral de Pernambuco ao da Paraíba o tempo volta a abrir. O que permite um dia agradável as atividades ao ar livre.

NORTE

No domingo (08), as chuvas continuam no extremo norte do Brasil, inclusive com possibilidade de grandes volumes e intensas tempestades em Roraima e no Amapá. No Tocantins e no sul do Pará, o sol persiste e as temperaturas continuam se aproximando dos 35ºC.

Segunda-feira

SUL

A partir da segunda-feira (9) as instabilidades diminuem, e uma massa de ar polar avança pelo sul do país, aumentando a sensação de frio em todo o estado, com risco para geada no interior gaúcho.

SUDESTE

O feriado de 9 de julho tem queda nas temperaturas e aumento na umidade. A chuva, porém, fica restrita a áreas próximas da costa, incluindo a Grande São Paulo, a região de Campinas e o Vale do Paraíba. Só que a umidade que vem do mar intensifica a chuva na próxima segunda-feira (10) sobre todo o litoral paulista, passando pela capital, por Campinas e o sul mineiro e no oeste-centro fluminense, como sua capital. Também chove, só que de maneira fraca, no final deste dia, no restante do Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Na maior parte de Minas Gerais, o sol persiste, mas o calor ameniza.

CENTRO-OESTE

Não há previsão de retorno da chuva para a maior parte do Centro-Oeste nos próximos 15 dias

NORDESTE

Segunda-feira (9) de pouca mudança no tempo do Nordeste. Mais uma vez a massa de ar seco predomina no interior, garantindo sol e calor no interior. Enquanto nas áreas costeiras, a umidade que vem do oceano mantém o tempo instável no litoral norte e leste

NORTE

Segunda-feira (10) de chuvas persistentes na metade norte da Região, e tempo firme nas áreas mais ao sul, desde o Acre até o Tocantins. De maneira geral, a sensação é de calor no Norte do país. No Acre e em Rondônia, apesar da persistência de sol ao longo dos próximos dias, há expectativa de queda da temperatura em meados da próxima semana.

 

Veja mais notícias sobre soja