Soja: veja a previsão do tempo para o começo da semana em seu estado

Segundo a meteorologia, as instabilidades darão um tempo nas principais regiões do país e o frio também perde intensidade. Confira a situação da sua região!

Segunda-feira (18) começa gelada no Rio Grande do Sul, devido a uma massa de ar polar. Como o céu está aberto e com termômetros entre 0 e 3°C pelo estado, pode ter ocorrido mais geadas. Em contrapartida a umidade que vem do mar deixa muita nebulosidade e chuva fraca sobre parte do litoral do Sudeste. No Norte e Nordeste ainda há previsão para novas precipitações nos próximos dias.

SUL

A semana começa com tempo firme predominando em praticamente toda a região Sul, por conta de uma massa de ar seco e frio, associada a uma área de alta pressão atmosférica, que acaba inibindo a formação de nuvens mais carregadas. Previsão de chuva somente nas áreas do litoral de Santa Catarina e Paraná devido aos ventos úmidos que sopram do oceano em direção ao continente. No entanto, a chuva ocorre de forma fraca, rápida e isolada. O grande destaque é em relação às temperaturas que começam a se elevar, ainda que de forma lenta, mas o frio começa a perder intensidade. No entanto, em alguns pontos do Rio Grande do Sul, ainda não se descarta o risco para a ocorrência de uma geada leve durante as primeiras horas do dia. O mar fica pouco agitado em Santa Catarina e Paraná, com ondas em torno de 1,5 metros de altura.

SUDESTE

Durante a segunda-feira, o tempo ainda é instável nas áreas do leste do Sudeste, desde São Paulo até o Espírito Santo. Os ventos úmidos que sopram do oceano em direção ao continente, além de favorecem a chuva, deixam o mar bastante agitado em grande parte da costa, desde o litoral norte paulista até o Espírito Santo. Tempo firme somente em áreas do sul ao oeste de São Paulo e metade norte mineira, por conta de uma massa de ar seco. Ao contrário da região Sul, as temperaturas ficam mais amenas em boa parte do Sudeste, sensação de frio mais entre o sul paulista e o sul mineiro, principalmente pela manhã. A umidade relativa do ar diminui no interior de São Paulo e Triângulo Mineiro.

CENTRO-OESTE

A semana começa com tempo firme predominando na maior parte da região central do país por conta de uma área de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens carregadas. Previsão de chuva apenas no extremo nordeste do Mato Grosso do Sul e extremo sul de Goiás, mas são chuvas rápidas, isoladas e sem grandes acumulados. As temperaturas começam a se elevar de forma gradativa e diminuem a sensação de frio, especialmente no oeste do Mato Grosso.

NORDESTE

No Nordeste, a semana começa com tempo instável nas áreas do leste e norte da região, devido aos ventos úmidos que sopram do oceano em direção ao continente. A chuva é volumosa e com potencial de danos nas faixas litorâneas entre o Maranhão e o Ceará e entre o norte baiano e Sergipe. Já nas áreas do interior nordestino, o tempo é firme sob a influência de uma massa de ar seco. A temperatura diminui no extremo sudoeste da Bahia e aumenta a sensação de frio no período da manhã.

NORTE

Na segunda-feira, o tempo ainda é bastante instável no Norte do país. Na metade norte da região, as pancadas de chuva seguem persistentes, com acumulados bastantes expressivos, principalmente no noroeste do Amazonas, Roraima e noroeste do Pará. Enquanto que na metade sul da região Nortista, o tempo firme predomina, desde o Tocantins até o Acre por conta de uma massa de ar seco. A sensação de frio começa a diminuir em Rondônia e Acre, comparada aos dias anteriores.

Terça-feira

SUL

Na terça-feira pouca coisa no Sul do país, ainda há predomínio de tempo firme na maior parte da região, por conta da massa de ar seco e polar. As chuvas isoladas seguem persistentes no litoral catarinense e paranaense, mas com baixos acumulados. Na terça-feira, as temperaturas continuam se elevando e diminui, assim, a sensação de frio e consequentemente reduz bastante a condição para formação de geadas.

SUDESTE

Na terça-feira pouca coisa muda no Sudeste, ainda com chuva no litoral paulista, além de áreas entre o sul e o nordeste do estado e Minas Gerais. No Rio de Janeiro e Espírito Santo, a chuva acontece em todas áreas, mas de maneira fraca e ao longo do dia. Já o tempo firme predomina na maior parte do estado de São Paulo e também no centro e oeste mineiro. As temperaturas seguem amenas em boa parte do dia e há sensação de frio nas primeiras horas do dia no sul paulista e na Serra da Mantiqueira. À tarde, a temperatura se eleva de forma gradativa.

CENTRO-OESTE

Na terça-feira, as instabilidades perdem força e o tempo firme volta a predominar em todo o Centro-Oeste, por conta de uma massa de ar seco, associada a uma área de alta pressão atmosférica. Com o tempo firme predominando, a umidade relativa do ar diminui em todo o estado mato-grossense

NORDESTE

Na terça-feira, pouca coisa muda no Nordeste. As pancadas de chuva persistem no litoral leste e norte, agora com chuva volumosa e persistente mais no litoral baiano, devido aos ventos úmidos que sopram do oceano em direção ao continente. No entanto, o tempo firme ainda predomina na maior parte da região, por conta da massa de ar seco. O mar é bastante agitado desde a Bahia até o Pernambuco, com ondas entre 2,0 e 2,3m de altura no final do dia.

NORTE

Na terça-feira, as pancadas de chuva persistem nas áreas mais ao norte da região, com acumulados expressivos ainda entre o noroeste do Amazonas, Roraima e noroeste do Pará. Nas áreas mais ao sul, o tempo firme predomina ao longo do dia, devido ao avanço de uma massa de ar seco.

Quarta-feira

SUL

As instabilidades se afastam e o tempo firme volta a predominar em toda a região Sul, com o avanço da massa de ar seco. As temperaturas seguem em elevação, diminuindo cada vez a sensação de frio.Tudo devido aos ventos do interior do Brasil que trazem um ar mais quente para as regiões oeste da região e no norte paranaense. No entanto, com o predomínio do tempo seco, a umidade relativa do ar diminui no estado de Santa Catarina.

SUDESTE

Na quarta-feira, as instabilidades perdem força e a massa de ar seco avança sobre o Sudeste, mantendo o tempo firme em praticamente toda a região. Dessa vez, as pancadas de chuva ficam concentradas apenas no extremo nordeste mineiro, mas de forma muito isolada e sem grandes acumulados. O dia ainda começa frio, mas no período da tarde, as temperaturas seguem em elevação e diminuem a sensação de frio comparada aos dias anteriores. A umidade relativa do ar segue diminuindo entre São Paulo e Minas Gerais.

CENTRO-OESTE

A quarta-feira será mais um dia com tempo firme predominando em todo o Centro-Oeste, ainda sob a influência de uma massa de ar seco. Com o tempo seco, a umidade relativa do ar diminui também no Mato Grosso do Sul.

NORDESTE

Na quarta-feira, as pancadas de chuva persistem no leste e norte nordestino, ainda com a entrada de ventos úmidos que sopram do oceano. No entanto, as pancadas de chuva perdem força no litoral baiano e diminuem o risco para temporais. Na maior parte da região, o tempo firme ainda predomina e o tempo é bastante abafado. E ao longo do dia o mar fica mais agitado em parte da costa leste nordestina.

NORTE

Na quarta-feira, o tempo firme ainda predomina desde o Tocantins até o Acre por conta da massa de ar seco. Já nas áreas mais ao norte, as instabilidades tropicais favorecem à formação de nuvens carregadas e a chuva persiste, principalmente no noroeste do estado do Pará, onde a chuva é bastante volumosa.